° Minº Max

Obras e Serviços Públicos

29/12/2021

RETROSPECTIVA 2021: PREFEITURA PROMOVE OBRAS DE MELHORIAS EM DIVERSAS ÁREAS DO MUNICÍPIO

Em 2021, mais de 100 obras já foram concluídas ou estão em andamento

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, já concluiu ou deu início em 2021 a diversas obras de revitalização nas mais diferentes áreas do município, desde unidades de ensino até áreas de lazer.

Na área da educação desde o início da atual gestão em 2017, já foram entregues 28 unidades de ensino. E atualmente estão em andamento escolas ou creches, sendo duas em construção e mais 17 em revitalização. Entre as intervenções que estão sendo feitas nas unidades de ensino estão trocas de rede elétrica, hidráulica, pisos, janelas, pintura geral, entre outros.

As 17 escolas e creches em revitalização atualmente são: Colégio Getúlio Vargas; E.M.Dona Mariúcha; E.M.Abraão Hermano Ribenboim; CIEP 489; E.M. São Vicente Ferrer; E.M. Julio Verne; E.M. Clotilde Souza; E.M. Adelaide Lopes; E.M. João Rodrigues; CIEP Maria Dulce; CEMEI Angela Maria; E.M. Sagrado Coração; Creche Parque Embaixador; Creche Jardim Primavera; CEMEI Julieta Botelho; Creche Morro do Cruzeiro; CEMEAR. E ainda duas  estão sendo construídas: Escola Parque Minas Gerais e nova creche no bairro Liberdade, beneficiando novas famílias.

Vale destacar que a gestão municipal atual já entregou mais de 60 praças, áreas de lazer e espaços para a prática de atividades físicas revitalizadas. E neste ano de 2021, a Prefeitura iniciou ou está em andamento com outras revitalizações e também construções de novos espaços que irão oferecer novas opções de lazer, com iluminação de LED, academias e espaços de convivência. Entre as obras que já estão em andamento podem ser citadas as construções das praças da Caixa d’água, na Cidade Alegria; da Rua Dona Filó, na Fazenda da Barra II; e o novo Parque das Comunidades. Além das revitalizações que estão acontecendo como por exemplo, na praça Rua dos Minuanos, Ginásio Engenheiro Passos e Praça do Trenzinho. Lembrando que também a praça principal do distrito de Bagagem receberá uma nova pavimentação com intertravados e estão trabalhando na manutenção do sistema de drenagem e meio fio em todo calçamento.

Ainda neste ano, a gestão municipal entregou alguns espaços esperados pela população reformados. Uma obra importante entregue neste ano e que beneficiou a população do bairro Vicentina foi a reforma do Campo do Aterro, que já realizou tradicionais torneios de futebol da comunidade. Além do campo ser transformado, a área que cerca o local também recebeu melhorias como reforma e pintura da área gourmet e reforma completa dos vestiários. Enquanto que no campo, as equipes trocaram o gramado, implantaram sistema de drenagem do campo, colocaram um novo alambrado e construíram ainda uma arquibancada. As traves do campo também foram reformadas, e ao redor do campo foram instalados equipamentos de ginástica e bancos em concreto.

-A Prefeitura vem conquistando grandes avanços e melhorias que beneficiam a população resendense. Na área da educação iniciamos obras e demos continuidade em diferentes escolas e creches, que poderão proporcionar novas vagas em algumas unidades. Além disso, as novas áreas de lazer terão diversas melhorias como iluminação de LED para garantir a segurança, novos espaços de atividades e algumas com academias da Melhor Idade. E os trabalhos não irão parar por aí - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

As obras de revitalização e novas construções também estão em andamento na área da saúde neste ano. A Prefeitura está trabalhando diariamente nas obras do CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), que terá uma estrutura maior com objetivo de otimizar os serviços oferecidos na unidade; e na revitalização do CCZ para atender à população e cuidar dos animais que residem no local.

A Prefeitura também já deu início em 2021, a construção da nova farmácia veterinária pública. A nova unidade de saúde irá oferecer medicamentos gratuitos para os tutores dos animais que tenham sido atendidos no Hospital Veterinário Público.

Nesta reta final de 2021, foram entregues as obras de ampliação do projeto de Equoterapia da Prefeitura, realizado em um galpão da Área de Exposições. As mudanças proporcionam mais espaço, conforto e melhores condições para o desenvolvimento de dezenas de pessoas que realizam o tratamento.

A Equoterapia ganhou nova sala de avaliação, banheiros, copa e almoxarifado. O galpão também recebeu um picadeiro e obstáculos dentro dos parâmetros adequados e houve melhorias na acessibilidade das pessoas com deficiência. Vale destacar que ainda em 2018, a Prefeitura ampliou o atendimento, aumento em 150% o número de atendidos pelo projeto.

Outra obra muito aguardada e uma demanda antiga pela população é a construção do conjunto habitacional da Baixada da Olaria. O empreendimento com 64 novos apartamentos é uma parceria entre a Prefeitura de Resende e a CEHAB (Companhia Estadual de Habitação). A estrutura já está erguida e serão dois blocos de prédios com quatro pavimentos. O futuro conjunto habitacional ficará na Rua Henri Antoine Groués Abbé Pierre.

Palavras chaves: Retrospectiva 2021; Obras;