04/01/2021
RETROSPECTIVA 2020: SAÚDE COMO PRIORIDADE DESDE 2017 TEM IMPACTO POSITIVO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA
Eleita a melhor do estado e a oitava melhor do país, saúde pública de Resende enfrenta maior crise sanitária do século
Crédito: Carina Rocha
Em 2020, a Prefeitura de Resende seguiu a tendência de promover melhorias na estrutura do serviço de saúde pública. A postura de valorização e priorização da saúde, que vem desde 2017, se tornou ainda mais importante em 2020, diante do enfrentamento da pandemia do coronavírus. O ano também foi marcado por premiações e reconhecimento como fruto do empenho da gestão municipal.
Neste ano, os esforços começaram antes mesmo do enfrentamento ao coronavírus. Em janeiro, o município ganhou seis veículos Kwid, direcionados para a saúde, além de monitores cardíacos e ventiladores pulmonares para a UPA. Novas cadeiras e oito aparelhos de ar condicionado também chegaram ao Hospital de Emergência Sergio Henrique Gregori.
As melhorias continuaram em fevereiro. Neste mês, o município trouxe mais duas ambulâncias, uma van para o TFD (Tratamento Fora de Domicílio) e dois castromóveis para o cuidado também com a saúde dos animais. Na UPA as novidades foram um monitor, um oxímetro e um aparelho para eletrocardiograma. Já na Nova Santa Casa de Misericórdia, focos cirúrgicos e monitores chegaram para fortalecer a estrutura.
A partir de março, mesmo com todas as movimentações decorrentes da COVID-19, as novidades não pararam de acontecer. Artigos de mobília e enxoval, ambulâncias, van. O TFD, máquina carregadeira e muitas outras chegaram no Hospital de Emergência. Os hospitais também ganharam novos equipamentos tecnológicos modernos, como tomógrafo, raio-x, intensificador de imagens, monitor, oxímetro, aparelho para eletrocardiograma, entre outros.
Não só nos hospitais, as unidades básicas de saúde também continuaram recebendo melhorias, como foi o caso da UBS do bairro Cidade Alegria, que foi entregue contando com novidades. De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o fortalecimento das unidades de saúde garante mais qualidade e dignidade tanto para pacientes quanto para os profissionais da saúde.
- Conseguimos fazer melhorias significativas tanto nas unidades básicas quanto nos nossos hospitais. A transformação chegou a toda rede municipal de saúde, com reformas estruturais, novos equipamentos e treinamentos de pessoal. Diante da pandemia, fizemos ainda mais, com abertura de novos leitos de UTI e a preparação de uma retaguarda para o caso de necessidade. Com certeza, o fato de já atuarmos forte na melhoria da saúde desde 2017 foi um agente facilitador – destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Saúde Bucal
Em 2020, a Prefeitura de Resende também reforçou a estrutura do serviço de saúde bucal. Dois Centros de Especialidades Odontológicas foram entregues reformados e com muitas novidades na estrutura: Centro e Cidade Alegria. Diversos problemas estruturais que geravam transtornos no atendimento e no cotidiano dos profissionais foram solucionados.
Reconhecimento
O ranking Connected Smart Cities, que avalia o desempenho e a inovação das gestões públicas, elegeu a saúde pública de Resende como a melhor do estado do Rio de Janeiro. Os indicadores também revelaram que Resende está entre as 10 melhores colocadas em todo o território brasileiro em 2020.
Esta não foi a primeira vez que a saúde ganha destaque durante a atual gestão. Recentemente, o Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (Prefaps) elegeu a Atenção Básica à Saúde de Resende como a melhor do estado. O programa de Saúde Bucal do município também foi eleito o melhor do estado e o terceiro mais eficiente do país.
Palavras chaves: Retrospectiva 2020; Saúde; Resende