29/12/2020
RETROSPECTIVA 2020: PREFEITURA DE RESENDE ENFRENTA PANDEMIA COM INVESTIMENTOS, TRANSPARÊNCIA E TECNOLOGIA
Com ano marcado por circunstâncias imprevisíveis, gestão municipal mantém objetivo de salvar vidas
Crédito: Carina Rocha
Logo no início de 2020, Resende, assim como o mundo todo, precisou lidar com a maior crise sanitária do século. A pandemia do novo coronavírus chegou trazendo muitas perguntas e praticamente nenhuma resposta. Coube à Prefeitura Municipal de Resende a missão de tomar decisões e medidas, colocando a saúde da população em primeiro lugar, mas se esforçando, simultaneamente, para manter de pé os pilares da economia do município.
Diante deste cenário, a gestão municipal agiu prontamente para não desamparar a população. A começar pelos alunos da rede municipal de educação, que receberam, até dezembro, kits alimentícios para suprir a ausência da alimentação feita nas escolas e creches. Foram, até dezembro, cerca de 110 toneladas de kits alimentícios entregues.
Os esforços para melhorar a Saúde Pública de Resende, que se tornaram prioridade a partir de 2017, foram intensificados ainda mais em 2020. Com a chegada da Covid-19, as medidas foram ágeis e pontuais, desde o preparo de um sistema de atendimento dinâmico e organizado, passando por reforços estruturais e disponibilidade de leitos, até a capacitação e atualizações constantes de profissionais de acordo com as gradativas conclusões da ciência.
Uma das apostas da Prefeitura de Resende foi a tecnologia como aliada dos cuidados com a população. A gestão logo implantou um serviço de telemonitoramento de casos suspeitos para manter a comunicação constante com essas pessoas. Através de uma parceria com a UERJ, posteriormente, também foi desenvolvido um esquema de mapeamento da Covid-19 no município, facilitando no controle da doença. Neste período, a gestão também implantou um aplicativo com instruções sobre a doença.
Com determinações importantes através de decretos, a Prefeitura de Resende também contou com um trabalho de parceria com a população. Ao determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras, por exemplo, a gestão distribuiu gratuitamente dezenas de milhares de máscaras faciais e promoveu diversas fiscalizações e conscientizações no comércio e nas ruas.
- Com a chegada da pandemia, foi fundamental reforçar os cuidados e esclarecer cada detalhe do trabalho incansável e persistente para resguardar a saúde da população resendense. Esse esforço para reforçar a saúde pública, no entanto, vem de muito tempo antes da pandemia. Tivemos a Nova Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Municipal de Emergência Sergio Henrique Gregori passando por transformações e avanços importantíssimos. E também tivemos melhorias na Atenção Primária à Saúde, que foi eleita por dois anos seguidos a melhor do estado do Rio de Janeiro. A luta contra a Covid-19 continua em 2021 e continuaremos buscando novas maneiras de enfrentar e conter a doença - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Santa Casa e Hospital de Emergência foram intensamente reforçados durante todo o ano. Entre as novidades estão novas macas, mobília, escadas, armários, cadeiras, equipamentos tecnológicos: tomógrafo, raio-x, intensificador de imagens, monitor, oxímetro, aparelho para eletrocardiograma, entre outros. Os profissionais também receberam atualizações profissionais constantes, ficando alinhados com o que há de mais moderno na medicina.
Transparência
Valorizando uma postura transparente e correta, Resende foi uma das cidades pioneiras na inclusão no portal de transparência do município de setores específicos para divulgação dos gastos e investimentos durante a pandemia do coronavírus.
Como consequência, a conduta da gestão no enfrentamento e combate à doença se destacou sob a revisão dos órgãos que fiscalizam e protegem os interesses fundamentais da sociedade. Tanto o Ministério Público Federal quanto o Ministério Público do Rio de Janeiro indicaram a transparência ideal e o uso correto de recursos destinados ao controle da pandemia.
Palavras chaves: Retrospectiva 2020; Pandemia; Enfrentamento