Resende

16° Min32º Max

Selo prevenção do site

Obras e Serviços Públicos

28/12/2020

RETROSPECTIVA 2020: PREFEITURA ATUA EM OBRAS DE REVITALIZAÇÃO EM TODAS AS ÁREAS, DE PRAÇAS A HOSPITAL

Entre as principais obras concluídas em 2020 estão o Horto do Paraíso, base do SAMU em Engenheiro Passos e revitalização de escolas

RETROSPECTIVA 2020: PREFEITURA ATUA EM OBRAS DE REVITALIZAÇÃO EM TODAS AS ÁREAS, DE PRAÇAS A HOSPITAL

Crédito: Carina Rocha

Neste ano de 2020, a Prefeitura de Resende não parou com seus trabalhos de revitalização e manutenção dos espaços públicos. Durante todo o ano foram serviços em diversas áreas, desde a revitalização de escolas até a retirada de entulhos e limpeza de canais.

A administração municipal revitalizou diversas áreas de lazer neste ano, entre elas: Parque Minas Gerais; Vila Isabel; Jardim do Sol; Jardim Beira Rio; Morada da Barra; Monet. E ainda as praças Ciro Odilon, na Itapuca; praça Campo Belo na região das Barras; praça Parque Saúde, na Cidade Alegria. Além do Horto do Paraíso e a primeira etapa das obras na Praça Parque Zumbi, no Centro foram concluídas. Todos estes locais receberam nova iluminação de LED, além de parquinho infantil, mesas e bancos, etc. Em Engenheiro Passos o campo de futebol da Cohab foi todo recuperado e reformado.

Uma obra muito aguardada pela população de Resende, que foi entregue em meados de agosto, foi o Hospital Veterinário, situado na Morada da Colina. A unidade 24 horas já fez centenas de atendimentos. Na área da saúde também foram entregues em 2020 obras importantes como a UBS Cidade Alegria, os CEO do Centro e da Cidade Alegria, USF do bairro Paraíso e o Pronto Socorro do Hospital de Emergência entregue em março ampliado e modernizado.

O distrito de Engenheiro Passos também foi beneficiado na saúde, em junho, com a chegada da base descentralizada do SAMU. A base fica na Avenida das Camélias, Cohab, possibilitando agilidade na transferência de pacientes até as unidades médicas de Resende.

Vale lembrar que tiveram obras importantes de revitalização nas unidades de ensino. Em 2020, as E.M.Rio Preto, E.M.Lídia Pires, E.M.Bernarda Brandão e E.M.Bilíngue Rompendo o Silêncio foram entregues revitalizadas e com diversas melhorias para quando for possível o retorno dos alunos.

Em 2020 também foi entregue a ponte que dá acesso à Vila São Pedro em Engenheiro Passos. O prefeito Diogo Balieiro Diniz ressalta que: “Essa entrega é muito importante e era esperada pelos moradores de Engenheiro Passos há quase 15 anos. Agora, todos podem trafegar pela ponte com tranquilidade e segurança.”

Operação Tapa Buracos, Instalação de LED e retirada de entulhos

Durante todo o ano a Prefeitura de Resende atuou na Operação Tapa Buracos, que visa melhorar as vias com aplicação de massa asfáltica. Entre os locais que receberam toneladas de asfalto estão: São Caetano, Jardim Jalisco, Manejo, Acesso Oeste e Cidade Alegria. Outra iniciativa foi a implantação das lâmpadas de LED em diversos pontos de Resende. As equipes trocam as antigas luminárias por novas de LED, que são mais sustentáveis, trazendo economia aos cofres públicos. Entre os mais de 13 mil pontos de luz já instalados estão: Engenheiro Passos, São Caetano, Vila Santa Cecília, Jardim do Sol, Cidade Alegria, região das Barras, entre outros.

Para prevenir doenças como a dengue, a administração tem feito constantemente os serviços de capina, roçada, retirada de entulhos e a limpeza do canal periférico da Cidade Alegria.

Vem mais obras por aí em 2021

A Prefeitura seguirá com as obras em 2021 para que a população seja contemplada em todas as áreas. No setor de lazer e esportes estão previstas construções e reformas: revitalização do campo do Paraíso, com iluminação de luz solar e acessibilidade; Clube de Mauá também será reformado para os eventos no distrito; área de lazer da Caixa D’água na região da Grande Alegria será recuperada; área de lazer do Jardim Aliança será transformada completamente; área de lazer da Alegria Velha. Além da construção do Parque das Comunidades, na Grande Alegria com novas opções de diversão e a mais aguardada construção do Ecoparque Abolicionista Luís Gama, como uma nova opção de área verde.

Na saúde serão feitas obras importantes para continuar os avanços da rede pública. A Unidade de Pronto Atendimento do bairro Paraíso será recuperada com uma estrutura mais adequada e ampliada com novas alas para atender as demandas da população. Também está prevista a construção do Centro de Reabilitação e Hidroterapia na Cidade Alegria. O local foi escolhido para ficar mais próximo das residências das pessoas que moram afastadas da unidade já existente no bairro Jardim Jalisco.

Ainda construirão novas unidades de saúde: posto de saúde do Santo Amaro, que ficará ao lado da E.M.Dona Mariúcha; e um posto de saúde Morada do Contorno, para atender os moradores da região. As duas unidades vão oferecer consultas, vacinação e especialidades. Em 2021, também será construída a nova Capela Mortuária na Cidade Alegria, com um ambiente amplo e seguro nos momentos de despedida dos entes queridos.

No próximo mandato da atual gestão acontecerão intervenções em ruas e vias de circulação. A construção da nova ponte, que irá interligar Estrada Surubi Bulhões ao bairro Fazenda da Barra III, beneficiando os moradores da região das Barras. E será revitalizada a ponte do Jardim Beira Rio. O local possuía uma passarela de pedestres e cedeu devido a problemas estruturais. Agora, a prefeitura irá construir a  nova ponte sobre o canal para travessia de pedestres e veículos.

Também estão previstos asfaltamento na Rua José Carlos Giovani, que liga os bairros Nova Alegria e Alegria Velha. E o projeto de urbanização do acesso ao bairro Fazenda da Barra II, em que um trecho às margens da Via Dutra  receberá asfalto.

Programa Habitacional para 2021

Um dos investimentos que serão feitos pela prefeitura é uma parceria com o Governo do Estado, através do Programa Habitacional para 2021. A iniciativa irá construir 400 novas casas para pessoas em situação vulnerável, além de regularização fundiária e entrega de certificações de posse de pessoas contempladas anos atrás. E ainda a construção de 64 novos apartamentos na Baixada da Olaria. Este projeto faz parte do PAC/FNHIS (Programa de Aceleração do Crescimento/ Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), também do Governo Federal. A construção será composta de dois blocos de prédios com quatro pavimentos, contemplando famílias cadastradas que aguardam há anos.

Palavras chaves: Retrospectiva 2020; Obras; Revitalização
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados