Desenvolvimento Rural

31/12/2020

RETROSPECTIVA 2020: PREFEITURA ATUA EM MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS

Também foram adquiridas máquinas pesadas para os serviços

RETROSPECTIVA 2020: PREFEITURA ATUA EM MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS

Crédito: Divulgação PMR

Neste ano de 2020, a Prefeitura de Resende deu continuidade aos serviços de manutenções das estradas rurais do município. Resende possui mais de 700 quilômetros de estradas de terra, apenas na zona rural e com esses trabalhos há um melhor escoamento da produção rural, tanto agrícola como pecuária.

Entre os trabalhos realizados nas vias rurais em 2020 foram: a estrada que liga o distrito da Fumaça à Falcão; estrada que liga Vargem Grande à cidade de Quatis; e também a estrada que dá acesso à Serrinha do Alambari, e a da entrada de Bagagem.

Os trabalhos são feitos diariamente pelas equipes conforme o estado das estradas e reforçados durante o período de chuvas, como aconteceu em março deste ano. O volume de água ultrapassou o previsto, ocasionando pontos de deslizamentos.

As equipes prontamente foram até os locais, como na RJ-163, que liga Resende à Visconde de Mauá para repararem os deslizamentos. E também na RJ-161 que liga Bagagem à Rio Preto, um ponto de deslizamento foi constatado e os profissionais, junto com as máquinas pesadas corrigiram os estragos causados pelas chuvas. Vale lembrar que essas duas estradas são de responsabilidade do estado, mas a Prefeitura de Resende agiu rapidamente para ajudar a população local.

Aquisição de máquinas

Todas essas manutenções feitas diariamente são possíveis graças a aquisição de novas máquinas pesadas que compõe a frota municipal. Neste ano foram recebidas uma pá carregadeira de rodas e uma retroescavadeira, equipadas com caçambas e cabines. Com os equipamentos, os operadores têm mais conforto e segurança para trabalhar nas estradas vicinais.

Campanha de vacinação contra febre aftosa

Em 2020 mais uma vez foi realizada a campanha de vacinação contra a febre aftosa, em que os produtores rurais vacinaram seus bovinos e bubalinos. Esta imunização é fundamental para preservar a saúde dos animais de todas as idades.

Palavras chaves: Retrospectiva 2020, Manutenção, Estradas Rurais, Desenvolvimento Rural