Resende

21° Min28º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Esporte e Lazer

03/01/2019

RETROSPECTIVA 2018: ESPORTE FINALIZA O ANO ATENDENDO MAIS DE DUAS MIL PESSOAS

Município conta atualmente com 52 polos de projetos sociais esportivos e 32 bases da Academia da Melhor Idade

RETROSPECTIVA 2018: ESPORTE FINALIZA O ANO ATENDENDO MAIS DE DUAS MIL PESSOAS

Crédito: Carina Rocha

Um ano marcado por ampliações e novos projetos, que buscam atender desde as crianças até as pessoas da terceira idade. É por causa de avanços como esses, que estão trazendo mais saúde e qualidade de vida para a população, que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer fecha o ano de 2018 ganhando o jogo e com muita energia para continuar em campo. Entre os principais avanços do setor, estão a instalação de novas bases das academias dos idosos, a implantação de aulas gratuitas de balé, natação e outros esportes, além da retomada de várias ações nas comunidades - um trabalho que beneficia mais de duas mil pessoas, em 52 polos espalhados pela cidade.

Criado para incentivar e oportunizar a prática de exercícios físicos entre as pessoas da terceira idade, o programa Melhor Idade + Ativa, que atende mensalmente cerca de 1.300 idosos, foi contemplado este ano com a instalação de novas bases de academias ao ar livre, além da instalação de novos aparelhos, que vieram reforçar as academias antigas, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento, principalmente nos horários de maior procura. Graças a esta medida, Resende conta atualmente com 32 bases espalhadas por diversos bairros do município, sendo que quatro delas estão instaladas na zona rural, atendendo os moradores das comunidades de Bulhões, Engenheiro Passos, Visconde de Mauá e Rio Preto.

Além das atividades físicas, que devolvem a disposição e a alegria de viver aos idosos, os integrantes do programa contam ainda com outras atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura, como aulas de alongamento, ginástica, caminhadas, eventos, palestras, bailes, cursos gratuitos, como o de informática, e passeios. Para isso, a programa ganhou, este ano, um ônibus personalizado, que leva os integrantes do Melhor Idade + Ativa para diversos pontos turísticos da região.

Também visando incentivar a prática esportiva, e quem sabe até descobrir novos talentos, a Secretaria também ampliou este ano o número de projetos voltados para quem ainda tem muito caminho pela frente, ou seja, a garotada. Atualmente, as ações beneficiam cerca de mil crianças, que participam dos projetos esportivos/sociais, divididos entre dez bairros da cidade e que oferecem aulas gratuitas de futebol, futsal, jazz, vôlei, basquete, xadrez, funcional kids, judô e karatê. Além disso, a Prefeitura retomou este ano o projeto de natação, onde as crianças aprendem diferentes estilos de nado, e implantou aulas de balé clássico, beneficiando crianças dos bairros Jardim Aliança, Jardim Alegria e Fazenda da Barra II. A iniciativa beneficia atualmente cerca de 120 crianças, com idade entre 5 e 10 anos.

Já para oferecer uma opção de lazer ao ar livre para as crianças, a Prefeitura instalou este ano, 35 parquinhos infantis que trouxeram vida nova à diversas áreas de lazer da cidade, como o Parques das Águas, Tobogã e Coophasul, além da Praça da Serrinha e do entorno da Lagoa do Mirante, entre vários outros locais. Os kits, que substituíram os antigos que estavam deteriorados pelo tempo, incluem brinquedos como gangorra, gira-gira, balanço e escorrega, além de uma casinha Tarzan.

Estádio Revitalizado e Academia Pelé

Os amantes do futebol, e principalmente os torcedores do Resende Futebol Clube, também ganharam dois bons motivos para renovar sua torcida este ano. O primeiro deles foi a revitalização do Estádio do Trabalhador, realizada pela Prefeitura em parceria com o Resende Futebol Clube, que doou todo o material necessário para a reforma. Com a medida, o Estádio pode sediar os jogos do Resende durante as seletivas para Campeonato Carioca de 2019. Entre as melhorias feitas no local, estão a adaptação dos banheiros, a recuperação dos alambrados e das rampas, a limpeza e pintura das arquibancadas e a sinalização correta dos acessos dos deficientes.

Já o segundo motivo de comemoração foi a instalação na cidade do Centro de Excelência Pelé Academia, localizado na região da Grande Alegria e que irá atender cerca de 120 crianças e jovens da região, com idade entre 7 e 20 anos. Contando com uma estrutura formada por vários campos de futebol, academia de ginástica, refeitório, vestiários e alojamento, entre outras dependências necessárias para a formação de atletas, o Centro formará os atletas que servirão de base para o time do Resende FC.

Cultura para todos

Além dos investimentos no esporte, a arte e a cultura também tiveram destaque em Resende em 2018. Entre as principais ações realizados no setor, que também desenvolveu atividades voltadas para crianças, jovens e adultos, estão a realização da VII edição do FESTER, que levou o teatro para diversos pontos do município, incluindo a zona rural; a realização do 46º Salão da Primavera, que reuniu 50 obras no Museu de Arte Moderna de Resende; e a ampliação do atendimento da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Senna, que finalizou o ano de 2018 atendendo 814 alunos, em cursos gratuitos de música e teatro, entre outras atividades como aulas de ioga e oficinas.

Já a Biblioteca Pública Jandyr César Sampaio, que conta em seu acervo com cerca de 20 mil títulos, comemorou em 2018 a volta para casa, já que voltou a funcionar em sua primeira sede, localizada na Praça do Centenário, que foi totalmente recuperada e revitalizada pela Prefeitura. O local, que ganhou rampa de acesso para facilitar a entrada de pessoas com deficiências e um espaço infantil com mini palco, destinado à contação de histórias, passou a receber dezenas de leitores diariamente.

Palavras chaves: Retrospectiva
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados