08/03/2010

Parceria da Prefeitura com Estado garante projeto para Resende

Restaurante Popular vai funcionar no Jardim Tropical

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O Restaurante Popular de Resende será inaugurado ainda em março. A estimativa é do Governo do Estado, que deverá confirmar a data nos próximos dias. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, a unidade, que será a 16ª do estado do Rio de Janeiro, funcionará nas antigas instalações da empresa Filtroil (foto), no bairro Jardim Tropical, próximo ao batalhão da Guarda Municipal. A instalação do restaurante no município está sendo feita através de uma parceria da Prefeitura com o Estado. A estimativa é de que o restaurante sirva 1.200 refeições por dia, ao preço de R$ 1,00, no horário de 10 às 15 horas, e café da manhã, com preço de R$ 0,35, entre 6 e 9 horas. A alimentação fornecida pelas unidades, segundo informações da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, é preparada sob rigoroso controle higiênico. O café da manhã fornece cerca de 500 calorias, enquanto o almoço, aproximadamente, 1.400 calorias. O público dos restaurantes é formado, em sua maioria, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional, que procuram uma opção saudável e de baixo custo. Mas em todas as unidades, os maiores frequentadores são os representantes da terceira idade. A implantação do restaurante em Resende foi garantida através de uma ação conjunta entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade; da Câmara Municipal, além da ALERJ (Assembléia do Estado do Rio de Janeiro), por meio do deputado Pedro Fernandes (PMDB), que reivindicou ao Governo do Estado a implantação do serviço em Resende. O secretário municipal de Serviços Públicos, Marcial Correa, também teve participação direta nas conversações que resultaram na vinda do restaurante popular para Resende, tendo acompanhado, inclusive, a visita de técnicos do Governo do Estado, que vieram ao município com o objetivo de avaliar as áreas colocadas à disposição pela Prefeitura ao empreendimento. O prefeito José Rechuan destaca a importância da iniciativa. - Com pouco mais de um ano de governo estamos conseguindo trazer o Restaurante Popular para Resende, tornando realidade com isso outro resultado positivo do trabalho de mãos dadas realizado deste o ano passado entre a Prefeitura e a administração do governador Sérgio Cabral. O Restaurante Popular vai representar outra conquista de grande alcance social para o nosso povo – disse o prefeito.
Palavras chaves: MAIS UMA CONQUISTA