Resende

18° Min25º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

28/11/2012

Resistência às Drogas: 398 estudantes recebem diploma do Proerd

Formaturas acontecem na próxima semana em quatro escolas municipais

Resistência às Drogas: 398 estudantes recebem diploma do Proerd

   Na próxima semana, nos dias 03, 04 e 07 (segunda, terça e sexta-feira) acontecerá a formatura de mais 398 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de quatro escolas municipais no Programa de Resistência às Drogas (Proerd), oferecido no município pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Resende, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.

   Ao todo desde o início de 2012, o programa formou no município 1.982 crianças alunas do pré-escolar, primeiro, segundo e quinto anos do ensino fundamental de escolas municipais.

   A cerimônia de entrega do certificado do Proerd acontecerá na segunda-feira, dia 03, às 9 horas, na Escola Municipal Esther Politi (Fazenda da Barra I) e às 10 horas, na Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Na terça-feira, dia 04, às 10 horas, a formatura será na Escola Municipal Augusto de Carvalho, em Engenheiro Passos. Já na sexta-feira, dia 07, será a vez dos estudantes da Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro) receberem o certificado.

   As aulas semanais do Proerd são ministradas durante quatro meses pelos instrutores Cabo PM Sandro Sebastião Lopes, Sargento PM Sandro Pereira Pinto e Cabo PM Heraldo Vasconcellos. Além de um livro elaborado pela PM, são usadas encenações de teatro, brincadeiras e exibições de vídeo, entre outras técnicas, que abrangem diversos temas e situações relacionadas com a questão das drogas e da violência.

   Segundo a secretária de Educação, Rosaly Azevedo, "o Proerd tem se tornado o grande parceiro das escolas quando o assunto é prevenção ao uso de drogas".

   - O programa traz para os alunos atividades que visam o desenvolvimento da autoestima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, ajudando-os a reconhecer e resistir às diversas pressões que podem influenciá-los a experimentar drogas lícitas e ilícitas. Com o conhecimento adquirido no curso, os alunos se tornam multiplicadores das informações não só dentro da escola, mas para sua família e a sua comunidade - comentou.

   VIVA SEM DROGAS - A secretária de Educação também destacou o Concurso cultural de Desenhos, frases e redações: "Viva sem Drogas: Família e Escola na Luta contra as Drogas", que em sua segunda edição, em 2012, promoveu nas escolas municipais diversas atividades, como palestras, vídeos, teatros, composição de músicas, poesias e pesquisas, visando sensibilizar os alunos sobre o assunto.

   Ao todo, 38 Escolas Municipais da zona urbana e rural, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 4º ano do Ensino Médio (Informática e Mecânica), da fase II até fase a IX do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do PROEJA FIC (Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante), participaram do projeto, cuja premiação dos melhores trabalhos acontecerá nesta quarta-feira, dia 28, às 19 horas no Espaço Z.

   O Prefeito de Resende, José Rechuan, afirmou que a prevenção é uma das prioridades da Prefeitura no que tange à Segurança Pública.

   - A prevenção é realmente uma arma importante no combate às drogas, principalmente entre os jovens e adolescentes, razão pela qual estamos intensificando cada vez mais as ações nesta direção, através do trabalho integrado entre as secretarias municipais - destacou.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados