19/12/2012

RESENDE VAI RECEBER 1.400 ESTRANGEIROS NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Encontro no gabinete de Rechuan reúne bispo da diocese, padres e representantes das prefeituras da região

RESENDE VAI RECEBER 1.400 ESTRANGEIROS NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Crédito: Jorge Trindade

Resende receberá pelo menos 1.400 jovens estrangeiros durante a Jornada Mundial da Juventude, evento promovido pela Igreja Católica, que acontece no Brasil, em julho do próximo ano, e contará com a presença do papa Bento XVI. Numa reunião realizada hoje pela manhã, no gabinete do prefeito José Rechuan (PP), o bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Francisco Biasin, apresentou aos padres e lideranças políticas da região as informações sobre a realização do encontro.

Dos cerca de três milhões de jovens esperados para a Jornada Mundial da Juventude, pelo menos 13 mil deverão ser acolhidos nas cidades da região Sul Fluminense. Na reunião desta quarta-feira, Rechuan foi representado pelo chefe de gabinete, Jaime Mattos, pois o prefeito se encontrava no Rio de Janeiro, onde teve agendada uma reunião com o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB).

Participaram ainda do encontro em Resende sobre a Jornada Mundial da Juventude o prefeito eleito de Quatis, Bruno de Souza (PR), e a secretária de Turismo da Prefeitura de Itatiaia, Roberta Dias de Oliveira, que representou o prefeito Luís Carlos do Ypê (PP).

Além de Resende, os jovens que ficarem na região serão acolhidos nos seguintes municípios: Barra do Piraí (950 jovens), Piraí, Pinheral (500, em cada), Mendes (310), Paulo de Frontin (120), Rio Claro, Porto Real (200 jovens, em cada uma destas duas cidades), Itatiaia (300), Barra Mansa (1.750) e Volta Redonda (4.880).

Segundo o prefeito José Rechuan, a realização da Jornada Mundial da Juventude "reforça a determinação da Prefeitura de Resende em priorizar também a religiosidade como um dos caminhos essenciais à formação cidadã, e enquanto ser humano, dos adolescentes e jovens". Ele lembrou que no final de outubro a Prefeitura atuou de forma conjunta com a Igreja Católica na promoção das atividades do Dia Nacional da Juventude, cujo encerramento ocorreu com o show da Banda Rosa de Saron, no Estádio do Trabalhador.

Durante a reunião desta quarta-feira, no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, o chefe de gabinete Jaime Mattos informou que em janeiro a administração municipal formará uma comissão encarregada especialmente de coordenar as atividades da Jornada em Resende. Segundo ele, a comissão vai coordenar as ações integradas do Município nas áreas de segurança, transporte, trânsito, saúde, educação, turismo e esportes.

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. Em abril, no entanto, serão realizadas várias atividades ligadas ao evento nas cidades do Sul Fluminense.

No dia 24 de abril, o símbolo principal da jornada, uma cruz de madeira com 3,8 metros de altura, chegará a Itatiaia, seguindo no dia seguinte para Resende, onde percorrerá a Paróquia da Sagrada Família (Grande Alegria), a Igreja do Cristo Ressuscitado (Vila Julieta), a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Paraíso) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Centro).

Já de 16 a 22 de julho, os jovens acolhidos em Resende participarão de vários eventos nas comunidades católicas de cada paróquia da cidade.

Palavras chaves: JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE