03/07/2012
Resende é um dos municípios com maior número de projetos habitacionais
No bairro Morada da Barra, casas devem ser entregues no próximo mês
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Desde 2009, a Prefeitura de Resende vem trabalhando para atender a crescente demanda por moradias no município. Para a administração municipal, paralelo ao crescimento econômico da cidade, se faz necessária uma política habitacional que vise suprir o déficit existente.
Segundo um relatório apresentado pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária há, no momento, oito projetos habitacionais em andamento no município, totalizando 3.244 unidades a serem construídas até 2013. Dessas, 2.294 casas serão construídas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Concorrerão as essas unidades famílias cadastradas na Prefeitura cuja renda familiar que vai de três a dez salários mínimos.
De acordo com o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Paulo Roberto Dionísio, o município tem cerca de oito mil famílias cadastradas para o Programa Minha Casa, Minha Vida.
- Apesar de ainda estar longe do ideal, Resende se destaca como a cidade da região Sul Fluminense com maior número de moradias que serão construídas por meio do programa - frisa o secretário.
No bairro Jardim D'Oeste, próximo ao Acesso Oeste, 260 casas contendo dois pavimentos estão em fase final de construção e deverão ser entregues até o final do ano. Outras 30 unidades construídas no bairro Morada da Barra estão com previsão de entrega para o mês de agosto. Ainda na Morada da Barra, está em fase de aprovação de projeto na Prefeitura a construção de mais mil apartamentos.
No bairro Alegria Velha serão construídos 416 apartamentos e 90 casas. Já no bairro Paraíso, serão erguidos mais 528 apartamentos. Os dois projetos estão em fase de análise pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Ainda pelo Minha Casa, Minha Vida estão sendo construídos 240 apartamentos para famílias com renda de zero a R$ 1.600 no bairro Morada da Barra. O bairro Parque Minas Gerais será contemplado com a construção de 616 casas.
O município conta também com a parceria do Estado, através do CEHAB (Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro) para a construção de 64 apartamentos no bairro Baixada Olaria. Cada unidade terá dois quartos, sala, cozinha e banheiro, sendo que o valor total previsto para ser investido neste empreendimento chega a mais de R$ 5,5 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.
Palavras chaves: HABITAÇÃO