Resende

18° Min30º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

05/06/2012

Resende ultrapassou meta do Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra Gripe

Campanha priorizou gestantes, idosos e crianças de seis meses a dois anos

Resende ultrapassou meta do Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra Gripe

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

   Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira, dia 4, pela Secretaria de Saúde, Resende ultrapassou a meta de vacinação contra a gripe nesta campanha nacional, atingindo 84,13% do público-alvo. Foram vacinadas no município 15.773 pessoas, entre gestantes, idosos, crianças de seis meses a dois anos de idade e profissionais da saúde.

   A expectativa do Ministério da Saúde era alcançar, pelo menos, 80% do público prioritário. A campanha teve início no dia 5 de maio e terminou na última sexta-feira, dia 1° de junho.

   A coordenadora do Programa de Imunização do Município, Dalva Regina Lomeu, lembra que as crianças devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias. Por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos às datas.

   Em Resende, uma equipe do Serviço de Imunização da Secretaria de Saúde percorreu locais de difícil acesso da zona rural do município e visitou também pacientes acamados.

   Dos grupos prioritários, a maior adesão foi registrada entre os trabalhadores da área da saúde, com praticamente 100% de cobertura e 1.875 doses aplicadas. Entre as gestantes, a adesão foi de mais de 90%, índice que representa 1.175 mulheres imunizadas contra a gripe. As crianças atingiram o índice de 67,70%, de sua meta, o que corresponde a 1.750 crianças. Já entre a população idosa, a adesão foi de 83,47% do público-alvo, ou seja, 11.023 pessoas vacinadas.

   Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza (gripe). Ainda de acordo com o ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da gripe. A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados