Obras e Serviços Públicos

Propostas estão previstas no novo Plano Diretor

Resende terá Via do Contorno e duas novas pontes de acesso

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O município de Resende cadastrou nesta semana dois projetos para conseguir recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana, do governo federal, totalizando cerca de R$ 150 milhões de investimentos em obras. As propostas preveem uma Via do Contorno e duas novas pontes de acesso ao município, interligando os bairros São Caetano à Liberdade e à Itapuca.

As ações são previstas no novo Plano Diretor do município e foram referendadas pelo Conselho Municipal de Planejamento, denominado Instituto Marechal José Pessoa. Após o cadastramento dos projetos, no Ministério das Cidades, representantes da Prefeitura vão se reunir com técnicos do ministério para análise das propostas.

- Essas ações mostram o comprometimento da Prefeitura em planejar o crescimento ordenado de Resende - afirma o secretário de Planejamento, Alfredo de Oliveira.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip, autor dos projetos, em 30 anos, não houve grandes obras viárias no município de estruturação do crescimento da população e do polo industrial de Resende.

- Essa preocupação em criar novos acessos e interligar bairros é primordial para facilitar a mobilidade das pessoas e melhorar o trânsito - defendeu o arquiteto.

A Via do Contorno funcionaria como um anel viário, ligando o Acesso Oeste a Bulhões. O projeto, orçado em torno de R$ 65 milhões, já foi cadastrado no Ministério das Cidades.

Já o novo acesso prevê um túnel, por baixo da Rodovia Presidente Dutra, saindo do bairro São Caetano, onde haveria um trevo com saída para duas pontes: uma com destino à Avenida Beira Rio, no bairro Liberdade, e outra no sentido do bairro Itapuca, chegando até o Aeroporto Agulhas Negras. Cada ponte teria quatro pistas: duas em cada sentido.

O novo acesso inclui também ruas de acesso e uma via ligando o Aeroporto ao bairro Ipiranga. Pelo projeto, orçado em torno de R$ 70 milhões, serão construídos ainda um parque ambiental, com núcleos de estudos de botânica, e o Museu de Água Doce, para estudo do rio Paraíba do Sul.

- Com essas propostas, estamos beneficiando a região do Ipiranga, que é uma diretriz do crescimento periférico de Resende, e o bairro São Caetano, atualmente isolado do restante do município, além de favorecer a ocupação de vazios urbanos e diminuir a necessidade de mobilidade da população. Quando a cidade se espalha, aumentam os custos de infraestrutura - explicou o secretário.

De acordo com Ton Kneip, o projeto já foi apresentado ao Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, General Julio Cesar de Arruda, que achou interessante a intervenção. Segundo ele, essas alterações seriam benéficas para a AMAN, pois resultaria em um novo acesso dos veículos militares ao Pátio de Manobras.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO