Fazenda

Secretaria de Trabalho e Renda realizará atendimento do Microcrédito Produtivo

Resende terá Sala do Empreendedor em parceria com a AgeRio

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

Resende ganha nesta segunda-feira, dia 26 de outubro, uma Sala do Empreendedor, que funcionará nas instalações da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no bairro Comercial. Em parceria com a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), os moradores de Resende e região terão acesso ao Microcrédito Produtivo Orientado, contribuindo para a geração de emprego e renda.

A Sala do Empreendedor teve gestão do prefeito José Rechuan com apoio da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), por intermédio da deputada Ana Paula Rechuan (PMDB). A inauguração será às 17 horas, com a presença do presidente da AgeRio, Domingos Vargas.

- A Sala do Empreendedor de Resende terá como propósito o atendimento aos moradores da região das Agulhas Negras com a cessão do Microcrédito Produtivo Orientado. Será possível financiar a aquisição de mercadorias; de equipamentos; de itens necessários à atividade empreendedora e reforma do negócio. O valor do crédito é de até R$ 15 mil, com taxa a partir de 3% ao ano, prazo de até 24 meses - informa o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho.

Segundo critérios do Microcrédito Produtivo Orientado, o requerente do financiamento poderá solicitar uma carência de até três meses para iniciar o pagamento, porém dependerá de análise do empreendimento. Existem duas modalidades para garantia do financiamento: fiador com renda comprovada ou fiança solidária de no mínimo três e no máximo 10 pessoas.

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: documento de Identidade; CPF; comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, telefone); cópia do cabeçalho do extrato bancário contendo o nome do financiado, o número da agência e da conta onde deverá ser feito o depósito e CNPJ. O fiador deverá apresentar o documento de identidade, inclusive do cônjuge ou convivente, se for o caso; CPF, inclusive do cônjuge ou convivente, se for o caso; comprovante de residência atualizado (conta de água, luz, telefone) e o comprovante de rendimento atualizado. O cliente adimplente que pagar pelo menos 40% das prestações e não apresentar atrasos superiores a 30 (trinta) dias, poderá renovar o crédito.

O programa tem como fonte de recursos o Fempo (Fundo Estadual de Fomento ao Microcrédito Produtivo Orientado) e oferece as taxas mais baixas do mercado. A Agerio é uma instituição financeira não bancária, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis).

Palavras chaves: GERAÇÃO DE RENDA