Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear)

28/05/2013

Resende terá reunião sobre Mobilização do Plano de Saneamento Básico

Empresa responsável pelo serviço apresentará metodologia e cronograma do Plano

Resende terá reunião sobre Mobilização do Plano de Saneamento Básico

A SANEAR (Agência de Saneamento Básico de Resende) realiza nesta quarta-feira (29), às 18 horas, no Espaço Z (Centro), uma reunião de mobilização social, quando será apresentada a metodologia e o cronograma do Plano Municipal de Saneamento Básico, que está em revisão pela empresa Vallenge Consultoria Projetos e Obras Ltda., responsável pelos serviços.

A empresa foi contratada por meio de um convênio com o Governo do Estado, sem custo para o município, através da Secretaria de Estado do Ambiente, sob a intermediação da AGEVAP (Associação Pró-gestão de Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) - os trabalhos são realizados com o acompanhamento de uma equipe técnica, composta por funcionários da SANEAR, da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), das secretarias municipais de Obras, Planejamento e Saúde, além de um representante da concessionária Águas das Agulhas Negras.

Para esta reunião foram convidados representantes da Prefeitura e de entidades de classe como a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), e CONCIDADE (Conselho da Cidade) - que possui em sua formação representantes das comunidades. Segundo o presidente da SANEAR, José Renato Bruno, a intenção é que essas entidades conheçam como será o Plano de Saneamento e que ele seja, posteriormente, levado para discussão por parte de entidades e comunidades.

- Nossa proposta é que todas as entidades do município debatam o Plano dentro de sua área de abrangência. O próximo passo será a realização de oficinas, onde as entidades e as comunidades apontem as deficiências e falhas do sistema de saneamento e façam sugestões-, explicou José Renato, salientando que serão revistos os itens relacionados à água e esgoto, e acrescentadas informações referentes ao manejo de águas pluviais (drenagem urbana).

Palavras chaves: Saneamento