20/05/2010

Fundação Resende Esportes destaca importância da competição no Município

Resende terá jogos de futebol para portadores de deficiência visual

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Como forma de difundir a prática do futebol para atletas portadores de deficiência visual, o município sedia neste sábado, dia 22, no ginásio do SESI, a segunda etapa do Campeonato Estadual da Categoria. A competição, organizada pela FECERJ (Federação de Esportes para Cegos do Estado do Rio de Janeiro), conta com a parceria da Prefeitura de Resende, através da FUNRESP (Fundação Resende Esporte). Os jogos começam a partir das 13 horas. A competição terá a participação de quatro equipes, com destaque para as presenças do bi-campeão paraolímpico Sandro Laina e do atleta João Batista da Silva. As equipes participantes são as seguintes: Instituto Benjamin Constant e Caixa Escolar do Instituto Benjamin Constant (CEIBC), ambas do Rio de Janeiro; Associação de Deficientes Visuais (ADVC - Campos), Associação de Cegos (Volta Redonda) e Esporte Visão (Juiz de Fora) Praticado em mais de 30 países o futebol para deficientes visuais, cuja denominação correta da modalidade é futebol de cinco, teve sua estréia nas paraolimpíadas de Atenas, em 2004, onde o Brasil conquistou a medalha de Ouro. O esporte é baseado no futsal com quatro jogadores na linha e um goleiro. Para que as partidas pudessem ganhar mais em emoção e, principalmente, segurança para os deficientes visuais, muitas adaptações foram sendo desenvolvidas e implementadas ao longo dos anos. - O público que comparecer ao SESI terá um ótimo exemplo de como o esporte pode ajudar na superação das dificuldades. É uma oportunidade que estamos trazendo de informar a população e familiares dos deficientes visuais sobre a prática deste esporte e fomentá-lo no município – enfatizou o presidente da FUNRESP, Vágner Barcelos (foto). A segunda etapa do Campeonato Estadual de Futebol de Cinco em Resende tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Superintendência Municipal de Relações Comunitárias, da Superintendência Especial de Eventos e Integração da Prefeitura, do Sistema FIRJAN, por meio do Sesi/SENAI; da montadora Peugeot-Citröen e da empresa Lanchonete Ekoman. GENTE EFICIENTE - O torneio deste sábado no município é o segundo acontecimento esportivo realizado pela Prefeitura e voltado aos cidadãos portadores de necessidades especiais. No domingo passado, a administração do prefeito José Rechuan (DEM) lançou o Programa Gente Eficiente. O programa oferece atividades esportivas para este segmento de cidadãos nas modalidades de futebol, atletismo, basquete, vôlei, natação e dança. Inicialmente, cerca de 500 atletas vão ser atendidos pelo programa.
Palavras chaves: ESPORTE