05/06/2009

Encontro preparatório acontece no dia 19 de junho

Resende terá Conferência Municipal de Segurança

Crédito: Wagner Alves

O GGIOP (Gabinete de Gestão Integrada de Ordem Pública)  realiza, no próximo dia 19 (sexta-feira), às 10 horas, na sala do Tribunal do Júri do Fórum de Resende, a segunda reunião preparatória visando definir a programação e temas que serão tratados na Iª Conferência Livre de Segurança Pública do Município de Resende. A Conferência, cujo local ainda está sendo definido, acontece nos dias 09 e 10 de julho. Os temas tratados nesta Conferência de Resende vão integrar a pauta de discussões a ser debatida na Conferência Nacional de Segurança Pública, prevista para o mês de agosto, em Brasília.

A realização da Iª Conferência Livre de Segurança Pública do Município de Resende foi uma decisão tomada durante a reunião do GGIOP, no começo deste mês, na sede da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no bairro Jardim Jalisco. O diretor de Ordem Pública da Prefeitura de Resende (foto), José Antônio dos Santos – Ed Murph, explica que “a realização da Conferência em Resende no mês de julho representará mais uma ação do GGIOP no sentido de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população de Resende”.

Um dos segmentos do Plano Municipal de Ordem Pública, o GGIOP reúne representantes do Poder Público e entidades comunitárias, além das Polícias Civil e Militar e do Poder Judiciário. O objetivo do Gabinete é receber e debater ações destinadas a garantir a segurança dos moradores, “através, principalmente, da realização de ações preventivas”.

- O apoio da administração do prefeito José Rechuan tem sido fundamental para o trabalho do GGIOP. Este apoio, por exemplo, foi muito importante para a chegada de um veículo “rabecão” e a retomada do funcionamento do Instituto Médico Legal. No caso do IML, o órgão volta a funcionar em breve, colocando com isso um ponto final aos transtornos enfrentados pelas famílias. Outro resultado positivo do trabalho do GGIOP é o fato de que, com a organização deste gabinete, estaremos habilitados a celebrar convênios com o Ministério da Justiça. O Ministério só repassa verbas aos municípios que tiverem um GGIOP realmente atuante – disse Ed Murph.

Estarão presentes na segunda reunião preparatória do dia 19 de junho as seguintes autoridades: José Rechuan (prefeito de Resende e presidente do GGIOP); Thiago Gondim (Juiz e Diretor do Fórum de Resende); Letícia Furtado (Defensora Pública); Fábio Viera (Promotor de Justiça); e João Luís Guimarães (Defensor Público), além do diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos – Ed Murph; de representantes da Câmara Municipal de Resende, da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e de membros de segmentos organizados da sociedade civil.

Esta reunião contará ainda com as presenças de Willian Resende (representante regional do PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública em Cidadania) e Verônica dos Anjos (representante do Ministério da Justiça e mobilizadora da Iª Conferência Nacional de Segurança Pública).

Palavras chaves: PREVENÇÃO