15/07/2011

Unidade vai capacitar equipes em seis cidades do Sul Fluminense

Resende terá Centro Regional em Saúde do Trabalhador

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito (foto), anunciou nesta sexta-feira, dia 15, a implantação em Resende do CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador). Apresentado pela Secretaria de Saúde em Brasília, através da Divisão de Vigilância em Saúde do Município, o projeto de implantação da unidade acaba de ser aprovado pelo Governo Federal. Com isso, o Centro de Resende também será responsável pela capacitação das equipes de saúde do trabalhador de Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Rio Claro, tendo, portanto, uma abrangência regional. O Centro de Referência vai acompanhar e oferecer todo o suporte necessário para a realização das ações desenvolvidas por estas cidades em relação à saúde do trabalhador. Para a implantação do centro, Resende receberá uma verba de R$ 50 mil, além da transferência mensal de R$ 30 mil, que deve começar em outubro. Essa verba pode ser usada para aluguel de imóvel, reformas, compra de veículos e materiais, custeio e capacitações das equipes de todos os municípios. A equipe do CEREST é formada por nove profissionais, entre médicos, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem, entre outros. O centro irá trabalhar também em parceria com as empresas, os trabalhadores e os sindicatos da região. Outro objetivo da unidade será mapear as áreas de risco e elaborar ações para diminuir os impactos na saúde dos trabalhadores, além de garantir a atenção aos acidentados e portadores de doenças do trabalho, entre outros. Atualmente, Volta Redonda sedia o único Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador do Médio Paraíba, cuja atuação alcança 12 municípios. A implantação da unidade de Resende vai facilitar o acesso à capacitação dos profissionais de todas as cidades da área de abrangência. Na opinião do prefeito José Rechuan (DEM), a aprovação do serviço para Resende pelo Ministério da Saúde “pode ser classificada como outra demonstração de reconhecimento às políticas públicas na área da saúde colocadas em prática pela administração municipal”. - Desde quando assumimos a Prefeitura, há dois anos e meio, vários projetos do Município relacionados à saúde foram aprovados pelo Governo Federal, como a construção de novas unidades de saúde. Com a implantação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, temos de forma concreta mais um resultado positivo do nosso trabalho voltado à eficiência dos serviços prestados ao cidadão neste setor – disse Rechuan. A responsável pelo Setor de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde, Regina Quaresma, adiantou que já existem alguns projetos planejados para a nova unidade, entre eles a realização de um seminário sobre agrotóxicos; o encontro com as comissões de segurança do trabalho das empresas da região para verificar possíveis problemas nesses locais; e a realização de trabalho em parceria com a Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende) no sentido de colocar em prática um estudo a respeito do trabalho infantil. No caso do seminário sobre agrotóxicos, o evento vai ser desenvolvido em parceria com o escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro).  - A partir da aprovação do nosso projeto pelo Ministério da Saúde, que resultará na implantação do CEREST, vamos agora estruturar a unidade e definir as ações de promoção e vigilância em saúde a serem colocadas em prática – afirmou Regina Quaresma.
Palavras chaves: PROJETO APROVADO