16/06/2011
Resende terá 54 postos de vacinação contra a paralisia infantil
Crianças de zero a cinco anos incompletos devem ser levadas às unidades neste sábado
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Os pais ou responsáveis por crianças de zero a cinco anos incompletos devem levá-las neste sábado, dia 18, a um dos 54 postos que estarão aplicando as doses de vacinas contra a paralisia infantil.
A campanha, que será realizada de 8 às 17 horas, também vai aplicar as vacinas contra o sarampo, rubéola e a caxumba. Neste caso, também devem ser imunizadas as crianças com até sete anos incompletos.
A abertura oficial da campanha será feita pelo prefeito José Rechuan (DEM) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, no Posto de Saúde da Fazenda da Barra III, durante a cerimônia de entrega das obras de reforma desta unidade médica. Ao todo, 54 locais de vacinação vão funcionar durante a campanha na cidade.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Dalva Regina Lomeu de Almeida, a caderneta de vacinação das crianças estará sendo atualizada pelos funcionários nos postos de saúde, “daí a importância de os pais ou responsáveis levarem este documento”.
A vacinação contra a paralisia infantil tem a expectativa de imunizar nesta primeira etapa da campanha 8.190 crianças, menores de um ano até 4 anos 11 meses e 29 dias. A meta é alcançar pelo menos 95 por cento do público alvo.
O município possui 1.723 crianças menores de 1 ano e 6.467 crianças com 5 anos incompletos, totalizando, portanto, 8.190 crianças.
De acordo com dados do Centro Municipal de Imunização, em 2010, nas duas etapas da campanha de imunização, foram ultrapassadas a meta, que também era de 95 por cento: 9.144 crianças (99,05 por cento) na etapa inicial e 9.005 (97,54 por cento), na segunda fase.
No caso da imunização contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, conhecida como vacina Tríplice Viral, devem ser atendidas 9.648 crianças, com meta de atingir 95 por cento do público alvo.
Deverão ser atendidas crianças de um ano a 6 anos 11 meses e 29 dias. O município possui 1.723 crianças de 1 ano e 7.925 crianças com 6 anos incompletos, o que totaliza 9.648 crianças.
Nesta campanha, estarão trabalhando na campanha 350 pessoas, entre profissionais dos postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família, estudantes do Curso de Técnico de Enfermagem do Colégio José Rodrigues e do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá e professores. Treze veículos foram mobilizados para a campanha.
LOCAIS DE VACINAÇÃO – As doses de vacinas na campanha deste sábado serão aplicadas em 23 módulos do Programa Saúde da Família, três Unidades Básicas de Saúde, 16 postos de vacinação em locais estratégicos no Município e quatro postos móveis.
Nas áreas rurais e locais de difícil acesso, a vacinação estará sendo antecipada pela equipe móvel.
A equipe de vacinação móvel vai atuar nos seguintes locais: Boca do Leão, Bulhões (Resende), Mirante da Serra, Morada da Montanha, Morada do Contorno, Jardim Aliança I e II (Recanto do Vale), Associação de Moradores do Residencial Monet, Acampamento Terra Livre, Mutirão (Baixada Olaria), Monte Castelo, Fazenda da Glória, Zona Rural de Engenheiro Passos, Zona Rural de Cabanas dos Lagos.
Outros postos de vacinação também vão funcionar na área urbana. São eles: calçadão da Avenida Albino de Almeida, Graal Embaixador, Resende Shopping, Parque das Águas, AMCHA (Associação de Moradores Cidade Alegria), Hipermercado Spani e Bob’s, além das escolas Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Bernarda Brandão (Vila Moderna), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Sagrado Coração (Lavapés), Francisco Tavares (Sertãozinho), Escola de Educação Pré-escolar Bairro Alambari e AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).