12/08/2010

Resende terá 53 postos de vacinação contra a paralisia infantil

Na primeira etapa, Município superou meta nacional

Resende terá 53 postos de vacinação contra a paralisia infantil

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, dia 14, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil). O slogan escolhido este ano pelo Ministério da Saúde se denomina “Vacinou, é gol – Vamos vestir a camisa da vacinação infantil!”.

Em Resende, a Secretaria de Saúde espera imunizar 9.234 crianças de zero a cinco anos de idade. A campanha acontece de 8 às 17 horas, em 53 pontos espalhados pelo município, entre postos de saúde, escolas, associações e estabelecimentos comerciais.

A diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, ressalta que todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas para tomar a dose da vacina. Ela lembra que, apesar das frequentes campanhas de imunização direcionadas à população infantil, o risco de surgimento de novos focos da doença não está afastado, “pois o vírus ainda está presente em vários países”.

A Secretaria recomenda também que pais e responsáveis levem o cartão de vacinação da criança. Quem estiver com alguma vacina atrasada, poderá recebê-la também no sábado. Nas áreas da zona rural, a vacinação já começou a ser feita pela equipe do Serviço de Imunização do Município, responsável pela busca ativa das crianças a serem imunizadas. Essa é uma medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para garantir o cumprimento da meta de 95 por cento de cobertura vacinal da população na faixa etária de até cinco anos de idade.

Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada no dia 12 de junho, o município vacinou 9.144 crianças nessa faixa etária, totalizando uma cobertura de 99 por cento. Todas as unidades do Programa de Saúde de Família mantiveram uma listagem, durante a campanha, com os nomes de todas as crianças até cinco anos que deveriam ser vacinadas em cada bairro. Assim, quem deixou de comparecer à unidade, recebeu uma visita dos agentes de saúde lembrando os pais ou responsáveis a respeito deste compromisso. O mesmo procedimento será adotado durante a segunda etapa da campanha neste sábado.

Veja abaixo a relação dos locais de vacinação:

Postos de Saúde: Baixada Olaria; Fazenda da Barra I, II e III; Cabral, Capelinha, Cidade Alegria, Engenheiro Passos, Itapuca, Jardim Alegria/Jardim Beira Rio, Jardim Primavera, Manejo, Mauá, Morro do Cruzeiro, Posto Resende (em frente ao Colégio Santa Ângela), Novo Surubi, Paraíso, São Caetano, Serrinha, Surubi e Vila Vicentina/ Santo Amaro.

Postos Volantes: Bulhões, Mirante da Serra, Morada da Montanha, Morada do Contorno, Jardim Aliança (Recanto do Vale), Colégio Estadual Anibal Benévolo (Monte Castelo), Escola Estadual Antonina Ramos Freire (Alegria Velha), Bob’s, Associação de Moradores do Residencial Monet, Comunidade Terra Livre, Fazenda da Glória, zona rural de Engenheiro Passos e de Cabanas, Boca do Leão, Escola Municipal Francisco Tavares Resende (Sertãozinho), Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Calçadão, GRAAL Embaixador, Colégio Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Resende Shopping, Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés), AMCHA (Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Cidade Alegria); Boa Vista I e II, Mirante das Agulhas, Salão Comunitário Nossa Senhora Aparecida (Alambari) e Escola Municipal Rompendo o Silêncio (Vila Julieta).

Palavras chaves: SAÚDE