Resende

11° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

21/07/2011

Resende supera média do Estado na vacinação contra o sarampo

Já com relação à vacina contra paralisia infantil, Município ultrapassa índice nacional

Resende supera média do Estado na vacinação contra o sarampo

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um balanço parcial divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 21, pela Secretaria Municipal de Saúde, apresenta novos resultados positivos alcançados pela Prefeitura durante as campanhas de vacinação contra o sarampo, rubéola, caxumba e paralisia infantil em Resende (foto).

Segundo o relatório do Programa de Imunização do Município, até a segunda-feira passada, 18 de julho, 9.027 crianças de um ano a sete anos incompletos tinham recebido a dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), o que correspondente a 93, 56 por cento do número desta faixa etária indicado para Resende (9.648 crianças).

 Já contra a paralisia infantil, o Município imunizou 8.157 crianças (99,60 por cento do público alvo). Nos dois casos (Tríplice Viral e Paralisia Infantil), a meta nacional era de 95 por cento.

A Secretaria Municipal de Saúde acredita que até esta sexta-feira, dia 22 de julho, quando termina a campanha de vacinação contra o sarampo, o percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde para a imunização em Resende será alcançada, podendo até mesmo ser ultrapassado.

 As doses das vacinas estão sendo aplicadas nos postos de saúde da cidade, entre 8 e 17 horas (segunda à sexta-feira).

No caso das crianças imunizadas em Resende contra o sarampo, o índice atingido já é maior do que a média registrada em todo o Estado do Rio de Janeiro até o começo desta semana (71 por cento de cobertura).

 O índice supera também o percentual verificado em oito estados brasileiros alcançados pela campanha, que até quarta-feira se encontrava em 85 por cento.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Dalva Regina Lomeu, mesmo as crianças que estão com a caderneta de vacinação em dia devem ser levadas aos postos para receber as doses.

 O sarampo já foi eliminado do Brasil, mas atualmente há um surto de casos na Europa. Para evitar que o vírus volte a circular pelo país, devido ao grande fluxo de turistas, o Ministério da Saúde está reforçando a vacinação das crianças.

O sarampo é altamente contagioso e transmitido por vírus, de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

 Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), os números satisfatórios obtidos pelo Município na luta contra o sarampo e a paralisia infantil “deve-se às constantes ações da Prefeitura realizadas com o objetivo de conscientizar a população”.

- Ao mesmo tempo em que constrói e reforma unidades médicas em Resende, a nossa administração tem priorizado também a prevenção como uma das prioridades na área da saúde pública. Oferecemos instalações melhores para o atendimento médico da população, normalizamos a distribuição de medicamentos e reforçamos a frota de veículos do setor. Mas estamos trabalhando também no sentido de levar informação ao cidadão, reforçando nele a consciência de que as campanhas de vacinação se constituem em um instrumento de vital importância para a prevenção de doenças – disse Rechuan.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados