Resende

17° Min28º Max

Selo prevenção do site

Obras e Serviços Públicos

17/11/2021

RESENDE SUPERA 95% DAS LUMINÁRIAS SUBSTITUÍDAS POR LED E MAIS DE MIL NOVOS PONTOS DE LUZ EM PROJETO PIONEIRO NA REGIÃO 

Novidade, que continua em expansão, trouxe mais eficiência, economia e sustentabilidade; Solicitações de novos pontos de iluminação caíram quase 50%  

RESENDE SUPERA 95% DAS LUMINÁRIAS SUBSTITUÍDAS POR LED E MAIS DE MIL NOVOS PONTOS DE LUZ EM PROJETO PIONEIRO NA REGIÃO 

Crédito: Divulgação PMR

O projeto pioneiro na região de iluminação pública com lâmpadas de LED segue avançando em Resende e trazendo benefícios à população. Até o momento, o projeto já contemplou mais de 95% da cidade, com quase 13 mil luminárias instaladas, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Deste total, mais de mil luminárias contemplaram locais até então sem nenhuma iluminação, com novos postes e braços. 

Iniciado em novembro de 2018, o projeto teve a proposta de trazer uma iluminação mais eficiente, econômica e com benefícios ambientais. As lâmpadas de LED têm uma vida útil maior, que pode chegar a 100 mil horas de uso, e não usam materiais tóxicos em sua composição, além de serem recicláveis. Só para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que as lâmpadas incandescentes duram em torno de mil horas, e as fluorescentes cerca de 10 mil horas. O material de consumo mais sustentável também demanda menos manutenções que os demais. 

De acordo com dados da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, o projeto vem atendendo gradativamente as demandas da população e melhorando cada vez mais a qualidade na iluminação pública no município. Um dos indicadores utilizados para fazer essa métrica, o número de processos de solicitação de novos braços e luminárias por parte da população caiu quase 50% comparando os anos de 2019 e 2021. 

- A gestão municipal de Resende está sempre atenta ao que há de mais moderno e benéfico acontecendo em toda parte e, por isso, foi pioneira na utilização das lâmpadas de LED na região, uma novidade que significa o presente e o futuro da iluminação pública. Os próximos passos do projeto são focados, principalmente, na zona rural do município, que embora já tenha sido contemplada em muitos pontos, possui uma área mais ampla e mais complexa de atender em sua totalidade. Seguimos buscando melhorar a cada dia e contamos com a parceria da população, que nos indica onde podemos melhorar. O projeto continua sendo expandido – comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz. 

Segundo o planejamento da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, os próximos locais que serão contemplados com as lâmpadas de LED são: Campo Alegre, Lajinha e Rio Preto, todos na zona rural. Até o momento, quase 100% da zona urbana da cidade já conta com as lâmpadas de LED, mas novos pontos de iluminação seguem sendo estudados pela gestão municipal. 

LED no Polo Industrial 

Um dos últimos serviços que envolvem a instalação de uma grande quantidade de luminárias aconteceu no acesso ao Polo Industrial da cidade. A demanda antiga da população foi atendida e milhares de pessoas que utilizam a via diariamente passaram a transitar por um caminho iluminado e seguro. O local ainda não contava com luminárias, apenas postes, e o local era totalmente escuro para quem transitava. Outro público que também tira benefício direto com a instalação das luminárias são os alunos e professores da Uerj, que também fazem uso da via.   

Palavras chaves: Led Iluminação Lâmpadas
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados