04/12/2012

Resende sobe da oitava para terceira posição no ranking estadual do IFDM

Pela primeira vez, município atingiu alto nível de desenvolvimento em saúde, educação e geração & renda

Resende sobe da oitava para terceira posição no ranking estadual do IFDM

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Resende foi considerado como o terceiro melhor município do estado do Rio de Janeiro no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), em estudo divulgado no último fim de semana, que analisou três áreas de desenvolvimento: Educação, Saúde e Emprego & Renda. O levantamento leva em conta dados de 2010. O município passou da oitava posição para a terceira, alcançando o índice de 0,8614. No ranking nacional, Resende saltou do 285º lugar para 90º.

Pela primeira vez desde o lançamento do índice pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em 2008, Resende atingiu alto nível de desenvolvimento nas três áreas. O índice varia de 0 a 1, para classificar o nível de desenvolvimento dos municípios: baixo (0 - 0,4), regular (0,4001 - 0,6), moderado (0,6001 - 0,8) e alto (0,8001 - 1). Resende obteve a seguinte pontuação: Emprego & Renda - 0,8386; Educação - 0,8302; e Saúde - 0,9154.

Para o Prefeito José Rechuan, a avaliação mostra os avanços que o município vem alcançando nesses setores, como a chegada de novas empresas no município e os investimentos na atenção básica da saúde, responsável pelas ações de prevenção.

- O foco nas ações de saúde do atual governo foi a atenção básica, que realiza as consultas de pré-natal, os exames preventivos das mulheres, a vacinação das crianças, o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, o que melhorou os nossos indicadores na área de saúde - destacou.

Rechuan atribui ainda o bom desempenho na educação à implantação do Programa Segundo Turno, em 2009, que oferece atividades esportivas e culturais aos estudantes da rede municipal de ensino no contraturno das aulas regulares, além da capacitação dos professores e reforma e modernização das escolas.

O Prefeito acredita também que os números serão melhores no índice de 2014, que irá levar em consideração outros investimentos realizados na atual gestão, como a inauguração de novas unidades de saúde, reforma e ampliação de escolas, conquista de novos serviços e a inauguração da montadora da Nissan.

- Em 2012, por exemplo, tivemos um grande avanço no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que vai se refletir no levantamento da Firjan de 2014. No ano passado, implantamos também o Sábado Saudável, que ampliou o acesso das mulheres aos preventivos, com a abertura dos postos nos finais de semana, entre outras diversas melhorias implantadas nos últimos dois anos - ressaltou.

Segundo a Firjan, na área de Saúde, o IFDM avalia, por exemplo, o número de consultas pré-natal, óbitos por causas indeterminadas, óbitos infantis por causas evitáveis, entre outros. Na área de geração de emprego e renda, as variantes utilizadas são geração de emprego formal, estoque de emprego formal (número de vagas) e salários médios do emprego formal. Já na educação são levados em conta taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono (evasão), taxa de distorção idade-série (repetência), percentual de docentes com ensino superior, média de horas aula diárias e resultado do IDEB.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO