Assistência Social e Direitos Humanos
27/02/2014
Resende será o primeiro município fluminense a contar com táxi adaptado para deficientes
Nesta semana, foram entregues dez novas permissões para taxistas
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
O prefeito José Rechuan entregou nesta semana dez novas permissões para a exploração do serviço de táxi em Resende. A novidade das novas autorizações é que Resende será a primeira cidade do Sul do Estado a oferecer em sua frota de táxi um veículo adaptado para atendimento às pessoas com deficiências.
Com a nova autorização, o Município passa dos atuais 104 para 114 permissionários de táxis, distribuídos em treze pontos. O serviço faz parte do decreto nº 7.606/2014 assinado pelo prefeito que autoriza novas permissões para a prestação do serviço de táxi no Município.
De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito, Alcides de Carli, essas novas permissões visam a adequar o disposto na Lei Municipal 3.001, de 22 de janeiro de 2013, que determina a proporção de mil habitantes para cada concessão de táxi no município. Pela estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atualmente a população de Resende está estimada em 122.068 habitantes.
- A concessão do serviço foi regulamentada pela Lei Municipal nº 2.118, de 23 de dezembro de 1998, que fixava a proporção com base no número de eleitores da cidade - 1.500 eleitores para cada concessão. A lei publicada no ano passado modificou o critério para garantir um melhor atendimento para a população - explicou o superintendente.
Pela regra, as novas permissões foram concedidas a condutores de táxis cadastrados na Prefeitura como motoristas auxiliares e que já estavam em atividade há mais de um ano.
Mais nove permissões já foram autorizadas pelo Executivo, para totalizar 123 táxis em circulação em Resende.
Palavras chaves: TRANSPORTE