Resende

16° Min31º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

19/11/2015

Resende sedia Conferência Regional de Cultura do Médio Paraíba

Reunião irá eleger um representante das 12 cidades para Conselho Estadual

Resende sedia Conferência Regional de Cultura do Médio Paraíba

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Resende irá sediar, nesta próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, a Conferência Médio Paraíba de Cultura, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o intuito de eleger os representantes da Sociedade Civil no Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). A conferência irá reunir representantes das cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, além de Resende.

Segundo o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Ângelo Tramezzino, a SEC irá promover, a partir do próximo domingo, dia 22, dez conferências regionais iniciando pela Região Serrana e encerrando-se no Rio de Janeiro, com a Conferência da Capital, no dia 5 de dezembro.

A programação da Conferência desta segunda começa às 16 horas com o credenciamento dos participantes e segue até as 20 horas. A plenária de abertura está agendada para 18h, com previsão de duração de três horas. O evento acontece no Espaço Z, que fica na Avenida Gustavo Jardim (ao lado da Rodoviária Velha), no Centro.

O Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) integra o Sistema Estadual de Cultura, instituído pela Lei 7.035/2015, que é “destinado a promover condições para a melhor formulação e gestão da política pública de cultura no estado do Rio de Janeiro, pactuado com a União Federal, os municípios e sociedade civil, objetivando o exercício pleno dos direitos culturais e a promoção do desenvolvimento humano”, de acordo com o artigo 1º da lei. 

O Conselho é composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, indicados pela Secretaria de Estado de Cultura, e ainda por mais 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, representantes da Sociedade Civil. Desses, 10 membros serão eleitos nas conferências regionais, sendo um de cada região e os outros seis serão eleitos através de votação online, no portal da Secretaria de Estado de Cultura entre representantes dos segmentos artísticos (literatura, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, música e cultura popular).  

Os interessados em disputar a vaga regional por Resende, que devem ter idade mínima de 18 anos, podem efetivar sua candidatura até duas horas após a abertura do evento, quando será encerrado o credenciamento. Para isso, deve apresentar documento oficial com foto e os comprovantes de atuação da área cultural.

- É muito importante a participação do interior no Conselho, para termos políticas eficazes voltadas para essas regiões, - destacou Ângelo Tramezzino, explicando que o edital completo, com todas as informações, está disponível no endereço eletrônico:  http://www.cultura.rj.gov.br/editais/editais.php.

 

CONFERÊNCIA MUNICIPAL – Nos últimos dias 13 e 14 de novembro, a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda realizou a V Conferência Municipal de Cultural, que reuniu cerca de 105 pessoas no Espaço Z para discutir as diretrizes e metas que fazem parte do documento base do Plano Municipal de Cultura, definindo 98 propostas de plano de ação para os próximos anos.

- Entre as propostas aprovadas, destacamos a solicitação de um prazo para a implantação do Sistema Municipal de Cultura; a realização de reuniões setoriais para a discussão específica de cada segmento cultural, visando a finalização do Plano Municipal de Cultura; adequação física e regularização da situação do Cine Vitória; ampliação de incentivos financeiros; e a aquisição de espaço próprio para o MAM (Museu de Arte Moderna), o MIS (Museu da Imagem e do Som) e para a Biblioteca Municipal - destacou o presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino.

A conferência também elegeu os representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal de Cultura no triênio 2016/2019. Tramezzino explicou que como quatro das vagas do conselho não foram preenchidas, a Fundação realizará reuniões setoriais para o suprimento das mesmas.

 

Confira os 10 conselheiros eleitos:

 

Artes Cênicas: Luiz Fernando de Souza Carvalho (titular)

 

Cultura Popular: Paulino Barbosa de Oliveira (titular)

                             Carlos Henrique Maduro da Silva (suplente)

 

Artes Plásticas e Artes Visuais: Magda Arbex Simão (titular)

                                                       Daniel A. Almeida (suplente)

 

Dança: Melissa Assumpção Vieira (titular)

             Maria Christina C. Nogueira da Silva (suplente)

 

 

Música: José Israel Moura de Paula (titular)

              Marcus Vinícius Teodoro Silva (suplente)

 

Audiovisual e Novas Tecnologias: (titular)

 

Artes Literárias: Júlio Cesar Fidelis Soares (titular)

                             

 

Palavras chaves: CULTURA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados