Esporte e Lazer

30/03/2011

Resende se prepara para receber Jogos Mundiais Militares

Obras da Prefeitura no Aeroporto contribuíram para a escolha da cidade

Resende se prepara para receber Jogos Mundiais Militares

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Resende já começa a se preparar para receber, entre os dias 17 e 24 de julho, parte da programação da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, cuja realização é do CISM (Conselho Internacional do Esporte Militar).

Nesta terça-feira, dia 29, foi realizada, no Aeroporto Municipal de Resende, uma reunião entre as secretarias municipais envolvidas na organização do projeto. O encontro teve como objetivo definir ações a serem realizadas pela Prefeitura, que vai apoiar o evento no Município.

Durante o encontro, o coordenador técnico da Seleção Brasileira de Paraquedismo, coronel José Roberto de Melo Queiroz, acompanhado do major Neilson, destacou a importância da parceria da Prefeitura com o CISM na organização dos Jogos.

Ele adiantou que a partir do mês de junho começam os ensaios das provas de paraquedismo em Resende:

- O único município que receberá os Jogos, fora da capital Rio de Janeiro, será Resende. Os primeiros ensaios da competição na cidade resendense vão acontecer no Aeroporto Municipal e na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), os dois locais que sediarão o torneio em Resende – disse o coronel.

O prefeito José Rechuan (DEM) frisou que a reforma do aeroporto, realizada no ano passado pela Prefeitura, contribuiu diretamente para a escolha de Resende como uma das sedes dos Jogos Mundiais Militares.

Em parceria com a iniciativa privada, o Município atendeu uma determinação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e realizou no local os seguintes serviços: construção de um muro de alvenaria (extensão de 600 metros), instalação de alambrado (300 metros), colocação de uma cerca de arame farpado (1, 2 mil metros), capina, roçada, recuperação do sistema de drenagem, pintura de faixas de sinalização, reforma na sala de embarque e desembarque, além de melhorias na área destinada às aeronaves.

Participaram do encontro desta semana no aeroporto os secretários municipais Reynaldo Raeli (Turismo e Comércio), Rubens Almada (Obras) e José Antônio de Carvalho Pinto (Agricultura e Pecuária); o superintendente de especial de Eventos e Integração da Prefeitura, Wagner Camilo; o coordenador operacional do aeroporto, Nélio Sampaio e representantes da FUNRESP (Fundação Resende Esportes).

Na próxima reunião, prevista para a próxima semana, os secretários vão analisar outras ações a serem realizadas no aeroporto com o objetivo de receber as competições de paraquedismo, como serviços de pintura, revisão elétrica, poda de árvores, definição de áreas de estacionamento, instalação de banheiros químicos e de arquibancadas, entre outros trabalhos.

Palavras chaves: PROVA DE PARAQUEDISMO