Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Resende

19° Min27º Max

Saúde

16/06/2020

RESENDE SE MANTÉM COM MELHOR OFERTA DE SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Nova avaliação feita pelo governo estadual aponta que município conseguiu cumprir metas para garantir bom atendimento à população

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende se manteve entre os destaques do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS), desenvolvido pelo Governo do Estado como estratégia para definir investimentos no setor. Somente quatro cidades alcançaram pontuação máxima,  cumprindo 9 das 11 metas estipuladas pela Secretaria Estadual de Saúde dentro da avaliação. Como nos dois quadrimestres anteriores, Resende conseguiu esse feito e permaneceu com nível acima da média no atendimento prestado à população, a partir principalmente da aplicação séria e eficiente de recursos públicos na saúde.

O PREFAPS tem dois objetivos básicos: 1) apoiar a manutenção e expansão das equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal, de Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e de Consultórios na Rua; 2) fomentar a qualidade do atendimento a partir do alcance de metas.

Desta forma, o programa está estruturado em três componentes: Sustentabilidade, Expansão e Desempenho. Este último componente é dividido em indicadores, que são avaliados ao longo dos três quadrimestres, os quais participam os 92 municípios do estado. Quanto melhor a avaliação, maiores serão os recursos liberadoss dos cofres estaduais para investimento na rede de saúde municipal.

Na avaliação atual, Resende conseguiu ampliar a rede de equipes de saúde da família (atendendo o componente Expansão), bem como fez investimentos para garantir boas condições de trabalho às equipes (Sustentabilidade).  Além disso, cumpriu nove metas estipuladas no componente Desempenho. Entre obras de melhorias na rede já existente, construções de novas unidades de saúde e capacitações, a prefeitura conseguiu mostrar ao governo do estado que merece receber novos repasses de verbas.

As cidades melhor avaliadas, como Resende, “fizeram jus a 100% do valor recebido” para investimentos na saúde. Ou seja, estas prefeituras receberam valores pré estabelecidos  e o investiram com eficiência nas ações e serviços de saúde.

Palavras chaves: Bom Atendimento; Saúde; Resende; Atenção Básica Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2020. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados