01/06/2009

Próxima edição do programa será realizada no Parque Tobogã

Resende Saudável realiza mais de 10 mil atendimentos no Toyota

Crédito: Wagner Alves

Promovida sábado passado, dia 30 de maio, no CIEP do bairro Toyota, a edição do Programa Resende Saudável Itinerante realizou 10.531 atendimentos aos moradores do bairro e de comunidades vizinhas. O balanço das ações ocorridas durante a realização do projeto no local foi divulgado na manhã desta segunda-feira, dia 01º de junho, pelo EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende). O Resende Saudável Itinerante é uma ação integrada das secretarias municipais e tem como objetivo levar diversos serviços da Prefeitura para os bairros e distritos de Resende. A próxima edição está marcada para o dia 28 de junho, domingo, no Parque Tobogã (Alvorada).

O prefeito José Rechuan (DEM) – que compareceu às atividades do projeto no bairro Toyota – reafirmou a importância da iniciativa visando aproximar cada vez mais a Prefeitura do cidadão. Ele lembrou que, além das atividades físicas, recreativas e culturais, os moradores dos bairros atendidos “têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e até mesmo resolver questões ligadas a assuntos relacionados ao dia-a-dia da administração municipal”.

- Com a realização deste programa, dependendo do problema, o cidadão já recebe a orientação de como resolvê-lo no próprio bairro onde mora. Penso que o Resende Saudável Itinerante pode ser considerada uma conquista de grande importância dentro da nossa proposta de levar a Prefeitura para as comunidades – afirmou o prefeito.

Entre os serviços oferecidos sábado passado, no bairro Toyota, foram registrados 130 atendimentos feitos pela Ouvidoria Geral do Município e o PROCON (Programa Municipal de Defesa do Consumidor); 350 cidadãos beneficiados com atividades esportivas promovidas pela FUNRESP (Fundação Resende Esportes); 280 pessoas atendidas pelo serviço de odontologia e 62 com a aferição da pressão arterial. Já a Defesa Civil,  a Divisão de Educação de Trânsito da Prefeitura e a AMAR (Agência do Meio Ambiente) prestaram, respectivamente, 122, 97 e 43 atendimentos.

A presidente do EDUCAR, Bianca Pena, disse que o governo municipal espera o crescimento do número de atendimentos nas próximas edições do Programa. Segundo ela, “a participação da população vem sendo cada vez mais significativa, a medida em que o Resende Saudável acontece em pontos diferentes da cidade”. Antes do bairro Toyota, ocorreram duas ações do projeto este ano, ambas no Parque das Águas, uma delas em março e a outra no mês de abril.

A dona de casa Lúcia Helena Cyriaco, que participa do núcleo do Programa Terceira Idade Ativa no Jardim Primavera, foi uma das cidadãs atendidas pela edição do Resende Saudável Itinerante no bairro Toyota.

-  Estou com quase 60 anos e nunca tive a chance de fazer uma massagem. Tenho hérnia de disco, uso muleta para caminhar e sinto muita dor nas costas. Achei essa iniciativa da Prefeitura muito boa e espero que aconteça mais vezes – afirmou Lúcia Helena.

Outra dona de casa, Vera Lúcia Nogueira, também foi atendida no bairro Toyota e reivindicou a realização das atividades do Resende Saudável na Serrinha do Alambari, onde mora com a filha. Ela estava de passagem pelo bairro Toyota na manhã de sábado, tendo levado os seus dois filhos menores para brincar no CIEP local:

- Aprovei a iniciativa e espero que ela aconteça muitas vezes em Resende – declarou.

Palavras chaves: CIDADANIA