18/02/2014

Resende é referência regional na capacitação das equipes de Saúde da Família

Por meio do Programa Telessaúde, do Ministério da Saúde, profissionais têm acesso a aulas online

Resende é referência regional na capacitação das equipes de Saúde da Família

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A utilização do Programa Telessaúde, do Ministério da Saúde, pelos profissionais das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) em Resende, vem sendo considerada modelo para a Região do Médio Paraíba - que reúne 12 municípios do Sul Fluminense. No programa que permite a Educação Continuada do Profissional de Saúde, nos últimos meses, Resende é líder com 46% de todos os acessos ao portal.

- Equipamos todas as unidades de PSF com notebook para que os profissionais tivessem acesso ao portal e além disso, mantemos um contato direto para que se mantenham capacitados, e este trabalho vem apresentando resultado - comenta Roberta Santos Soares, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), que também acompanha o programa.

Conforme explica a coordenadora Roberta, os cursos de capacitação do Telessaúde, tem duração de 15 horas, tendo prazo de 30 dias para ser concluído, e são certificados pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Todas as equipes do PSF devem acessar o site pelo menos uma hora por semana; já médicos, enfermeiros e dentistas precisam participar duas vezes por mês de teleconferências.

As aulas abrangem temas estratégicos de prevenção, que são o foco do Programa Saúde da Família, como Saúde da Mulher, da Criança, do Idoso, Saúde Bucal, entre outros.

- O objetivo é garantir a educação permanente das equipes de Saúde da Família, o que constitui ainda uma das responsabilidades do município preconizada pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, que o município também faz parte - acrescenta a superintendente de Atenção Básica, Ana Paula Bueno.

Resende conta com 24 equipes do Programa Saúde da Família, que são responsáveis pelas ações de prevenção às doenças, como realização dos preventivos das mulheres, vacinação das crianças, pré-natal, acompanhamento dos pacientes diabéticos e hipertensos, entre outros. Cada equipe é composta por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, fisioterapeuta, agentes comunitários, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

Palavras chaves: SAÚDE