25/04/2013

Resende recebe premiação pelo melhor Programa de Saúde Bucal do Brasil

Prefeito destacou investimentos feitos na área

Resende recebe premiação pelo melhor Programa de Saúde Bucal do Brasil

Crédito: Rafael Ribeiro - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) recebeu, na noite da última quarta-feira, dia 24, no Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília, o Prêmio Brasil Sorridente, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), pelo programa de saúde bucal desenvolvido em Resende, considerado o melhor do país, entre municípios de 50 mil a 300 mil habitantes. O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama, Ana Paula Rechuan; do secretário de Saúde, Daniel Brito; da superintendente de Saúde Bucal, Paola Galito; e do presidente da Fundação Hospitalar, João Marcos Mattos.

De acordo com Rechuan, no inicio da gestão, em 2009, ao assumir a Prefeitura, a Saúde Bucal não contava com uma política definida e estruturada para a área, sendo este quadro complemente alterado pela administração, que hoje recebe um investimento anual de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

- Receber este prêmio é extremamente importante, não só como reconhecimento pelo trabalho de todos os profissionais que atuam na saúde bucal do município, mas também para a população, que tem a certeza de que o serviço que é oferecido pela rede de saúde tem a qualidade comprovada por uma instituição séria e qualificada - diz o prefeito.

Esta é a quarta premiação seguida da Prefeitura. Desde 2010, a Saúde Bucal de Resende é considerada como a melhor do estado do Rio de Janeiro. Naquele ano, o município alcançou o quinto lugar em nível nacional. Em 2011, ficou na segunda posição no nacional e, em 2012, obteve a terceira colocação entre os municípios de 50 mil a 300 mil habitantes do Brasil.

O prêmio vem destacar todo um trabalho realizado desde 2009, que contou com reformas nas estruturas físicas das unidades básicas de saúde e a realização do concurso público, que aumentou o número de profissionais concursados na equipe técnica, passando de 78% em 2011 para 85% em 2012. Além disso, outros trabalhos foram importantes para essa conquista, como a aquisição de um trailer odontológico.

- Implantado no ano passado, a unidade tem como objetivo primordial a prevenção ao câncer de boca, mas realiza também os atendimentos básicos em locais da zona rural que não contam com unidades de saúde e em escolas municipais, ampliando, portanto, o número de estudantes atendidos pelo Programa Cárie Zero - destaca a superintendente de Saúde Bucal, Paola Galito.

O Programa Cárie Zero é outro grande destaque no Município, no oferecimento de serviços de tratamento odontológico completo aos alunos da rede municipal de ensino, incluindo atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra a cárie, com aplicação de flúor, tratamento curativo e escovação supervisionada.

- Ampliamos a quantidade de kits de higiene bucal distribuídos, com escova de dente, creme e fio dental. No ano passado, foram entregues 20 mil unidades, e a expectativa da Secretaria de Saúde é de que, em 2013, sejam 35 mil kits distribuídos - diz Paola.

Além disso, existem programas para todas as idades, como o Sorriso Não tem idade, que oferece implantes dentários, sendo Resende o único município que oferece esse serviço no Estado, e um dos únicos também no país. Outras realizações da Prefeitura na área de saúde bucal, que também contribuíram para essa conquista, foram a ampliação do número de pacientes atendidos com prótese no município; a certificação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) pelas Boas Práticas em Biossegurança; o aumento na oferta de atendimentos especializados, principalmente com a inauguração, no ano passado, do CEO da Alegria.

Palavras chaves: SAÚDE BUCAL