28/07/2021

RESENDE RECEBE MAIS DE R$ 4 MILHÕES DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO APÓS ATINGIR NOTA MÁXIMA EM AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Repasse do governo estadual, que totaliza R$ 4.459.793,40, será destinado a investimentos em ações, serviços e aquisição de novos equipamentos no setor da saúde

Crédito: Raimundo Brasil

Após se consolidar pela terceira vez consecutiva como um dos municípios com a melhor Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado do Rio de Janeiro, Resende receberá R$ 4.459.793,40 para investir ainda mais no setor e no fortalecimento de suas ações. O repasse do Governo do Estado do Rio foi anunciado em julho deste ano, após deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), visando à repactuação da atualização do Programa de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (Prefaps) do governo estadual para o ano de 2021.

Graças a nota máxima obtida durante avaliação da Atenção Primária à Saúde em 2020, que estipulava oito metas por quadrimestre, os novos recursos destinados ao Fundo Municipal de Saúde servirão para aumentar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados em Resende, pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) nas unidades de saúde. Dos 92 municípios, além de Resende, apenas outros três alcançaram a maior nota neste último estudo.

Os recursos financeiros do programa são voltados para a Atenção Primária à Saúde, que é dividida em três componentes: sustentabilidade; expansão; e desempenho. O critério ‘Sustentabilidade’ norteia o cálculo para o repasse da verba com base no número de equipes atuantes de Saúde da Família (eSF), Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (eSB/SF), Consultório na Rua (CnaR), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e Polos de Academia da Saúde (PAS) em atividade. Já o componente ‘Expansão’ consiste no repasse financeiro aos municípios que implantarem novas equipes dos módulos citados. Já o ‘Desempenho’ é analisado a partir da qualificação das ações, cujos indicadores e metas estão espelhados no contexto epidemiológico, disponibilidade de dados nos sistemas nacionais de informação, séries históricas e prioridades de políticas de saúde estaduais.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que o repasse financeiro do governo estadual é de extrema importância para a manutenção e a ampliação do trabalho realizado pelas equipes da Saúde Básica, que atuam com dedicação cuidando da saúde de cada membro das famílias cadastradas nas unidades de Resende.

— Resende está novamente em uma posição privilegiada no que diz respeito à Atenção Primária à Saúde, que reflete no atendimento de qualidade a cada munícipe que chega ao posto de saúde do seu bairro. Ser referência na Saúde Básica, ganhando o reconhecimento com novos investimentos em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é mais uma vitória diante dos desafios impostos nesta longa caminhada. Desde 2017, a Saúde é uma das prioridades do nosso governo, por isso, obras de infraestrutura, aquisição de novos aparatos tecnológicos e valorização dos profissionais fazem parte desta conquista. Parabéns e muito obrigado a cada profissional que integra esta equipe muito empenhada em elevar a saúde do município a este patamar de excelência! Na gestão deste árduo trabalho, que não pode parar, está o nosso secretário de Saúde, Tande Vieira, que merece todo o reconhecimento em destaque com as melhorias realizadas no âmbito em questão. Vale destacar que a metodologia aplicada à estrutura da Estratégia Saúde da Família é de aproximar o cidadão dos serviços disponibilizados pela Saúde Básica, com atendimento humanizado e acompanhamento por família em casa, direcionando suas necessidades e alcançando melhores resultados. Vamos continuar neste caminho, buscando sempre melhorar toda a rede – frisa.

Palavras chaves: Atenção Primária à Saúde, Saúde Básica, Nota Máxima, R$ 4 Milhões