Resende

19° Min31º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

04/09/2015

Resende realiza IV Conferência dos Direitos da Mulher no dia 11

Projeto Via Lilás chega à cidade com instalação de totem no Hospital de Emergência

Resende realiza IV Conferência dos Direitos da Mulher no dia 11

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Relações Comunitárias e Cidadania, através de sua Coordenadoria da Mulher, e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realiza na próxima sexta-feira, dia 11 de setembro, a IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que acontece das 8 às 18 horas, na Casa da Amizade.

Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, a conferência é aberta à participação do público em geral, que pode atuar como convidado, com direito a voz; ou como delegados, com direito a voz e voto. Nesse segundo caso, os delegados são indicados pelas entidades que atuam com o atendimento à mulher no município.

Além disso, a luta das mulheres que sofrem violência ganha um reforço com o lançamento do Projeto Via Lilás, que chega a Resende, único município do interior do estado a recebê-lo. A conquista da interiorização do projeto aconteceu por meio de um pedido apresentado pela deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) após audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Mulher da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), realizada em Resende em junho.

- Este projeto inclui uma série de ações que foram implementadas no Rio, e Resende será o único município do interior a recebê-lo, por dispor de uma rede de proteção à mulher, formada pela Coordenadoria da Mulher, pelo Conselho Municipal e pelo NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher) - salientou Vani.

Dentro do projeto, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e a Prefeitura inauguram, na sexta-feira, dia 11, às 12h, um totem interativo, com um computador que reúne informações importantes sobre a violência doméstica, leis de garantia dos direitos das mulheres e informações sobre os serviços disponíveis para que ela possa denunciar abusos e violência e sobre a rede de proteção, saúde e segurança. O totem ficará instalado no Hospital de Emergência.

 

Programação - A Conferência Municipal de Políticas para Mulheres tem início às 8 horas com o credenciamento dos participantes. Às 9h30 acontece a abertura oficial pelo prefeito José Rechuan, pelo secretário de Relações Comunitárias, Ubiratan de Oliveira, e a coordenadora da Mulher, Vani Vasconcelos.

A partir das 10 horas tem início um ciclo com três palestras. A primeira, com o tema “Políticas Públicas para Mulheres”, será ministrada pela superintendente de Enfrentamento à Violência do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Valle Motta; logo a seguir, a jornalista, ex-prefeita e ex-deputada estadual Inês Pandeló ministra a palestra “Mulher e Poder”; enquanto que a última palestra será feita pela integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), Maria da Conceição dos Santos, sobre “A importância dos conselhos de direitos da mulher”.

A conferência fará um intervalo para o lançamento, às 12 horas, do Projeto Via Lilás, no Hospital de Emergência. E após o almoço, os conferencistas retornam à Casa da Amizade para a formação dos grupos de trabalho que irão debater políticas de enfrentamento da violência e fortalecimento da autonomia da mulher e as propostas que serão levadas à Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, além da eleição dos quatro delegados que representarão Resende nesta conferência.

Palavras chaves: DIREITOS DA MULHER
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados