Assistência Social e Direitos Humanos

21/10/2021

RESENDE REALIZA BUSCA ATIVA PARA INSCRITOS NO CADASTRO ÚNICO COM DADOS DESATUALIZADOS

Além disso, beneficiários do BPC devem se inscrever no Cadastro Único, nos CRAS para evitar suspensão

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, através da Diretoria de Cadastro Único e Programa Bolsa Família e Diretoria de Proteção Básica, ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, iniciou a Busca Ativa deste ano da população inscrita no Cadastro Único e que está com os dados desatualizados.

A Busca Ativa dos inscritos está sendo feita através de envio de cartas, mensagens via Whatsapp, ligações telefônicas e visitas domiciliares dos entrevistadores sociais dos CRAS. A diretora do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família de Resende, Kamila Rocha, destaca que os beneficiários devem sempre manter seus dados atualizados para que estejam de acordo com a realidade das famílias e consigam ter acesso aos programas sociais do Governo Federal.

-Atualmente temos 13.257 famílias inscritas no CadÚnico, destas 3.229 estão com cadastro desatualizado desde 2017. Por isso, reforçamos que estas pessoas procurem o CRAS de referência do bairro para agendar o atendimento para atualização dos dados. As equipes dos CRAS de Resende estão de prontidão para orientá-los. A atualização cadastral é necessária quando há qualquer alteração na composição familiar, endereço, troca de informações da educação dos filhos ou das condições socioeconômicas das famílias. E ainda é feita anualmente no mês de acordo com o final do NIS. Para ingressar no Cadastro Único, as famílias de baixa renda devem ter renda mensal de até ½ salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda total. Com o CadÚnico, os munícipes podem ter acesso a diversos programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, entre outros - comentou Kamila Rocha.

Mais informações sobre a Busca Ativa podem ser obtidas na Diretoria de Cadastro Único e PBF pelo telefone: (24) 3354-1458, via Whatsapp: (24) 3355-0544 e e-mail: pbfcadunico.resende@gmail.com

Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) também devem se inscrever ou atualizar dados nos CRAS

As famílias com beneficiários do BPC também devem se inscrever nas unidades dos CRAS de Resende. A inscrição destas famílias é obrigatória desde 2016. Os beneficiários que não estiverem inscritos no Cadastro Único no período estabelecido pelo Ministério da Cidadania, poderão ter seu benefício suspenso. De acordo com o Ministério da Cidadania, o município até setembro de 2021, possui 1.041 beneficiários idosos e 1.110 beneficiários deficientes do BPC.

-Em nosso município, segundo o Ministério, temos 36 beneficiários idosos e 54 deficientes que ainda não se inscreveram no CadÚnico. Desde 2017, estamos realizando busca ativa deste grupo com visitas domiciliares, em mídias sociais e cartas. E ainda durante a pandemia da Covid-19, respeitando os protocolos sanitários, as equipes já realizaram ações para este público com localização e inscrição de algumas famílias. Porém, alguns não foram encontrados por não residir no endereço ou recusaram se inscrever. É muito importante que os beneficiários e requerentes procurem o CRAS mais próximo da residência para o agendamento do atendimento para inscrição no CadÚnico - ressaltou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo.

De acordo com a Portaria MC n°623, de 31 de março de 2021, foi prorrogado o prazo de inclusão dos beneficiários do BPC no CadÚnico para evitar a suspensão.

Beneficiários aniversariantes de Setembro tem a data limite para cadastramento até 30/10, com competência inicial de suspensão em novembro de 2021; Já aniversariantes de Outubro têm até 31/11 para cadastramento, com competência inicial de suspensão em dezembro de 2021; aniversariantes de Novembro têm até 30/12 para cadastramento, com competência de suspensão em janeiro de 2022; e aniversariantes de Dezembro tem até 30 de janeiro de 2022 para cadastramento, com competência de suspensão em fevereiro de 2022.

Palavras chaves: CadÚnico; Atualização; BPC