Assistência Social e Direitos Humanos
25/06/2024
RESENDE REALIZA 4° FÓRUM MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLAÇÃO DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Evento no dia 3 de julho busca refletir sobre as estratégias de enfrentamento aplicadas como políticas públicas
Crédito: Divulgação PMR
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promove o 4° Fórum Municipal de Enfrentamento à Violação de Direitos da Pessoa Idosa na quarta-feira, dia 3 de julho. O evento acontecerá das 8h ao meio-dia, na Câmara Municipal, que fica na Praça Dr. Oliveira Botelho, no Centro.
O fórum terá como tema: as “Estratégias de enfrentamento à violação de direitos da pessoa idosa nas políticas públicas”. O evento terá uma mesa de abertura às 9h, e segue com uma palestra com a assistente social Licia Mattesto. O tema será “Desafios do Sistema de Garantias dos Direitos da Pessoa Idosa.
Depois, haverá uma mesa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, apresentações dos CCIs, CREAS e Centro Dia da Pessoa Idosa. A segunda palestra, da assistente social, Dra Simone Tourinho, sobre as estratégias de enfrentamento à violação de direitos da pessoa idosa nas políticas públicas. O evento continua com um espaço para debate antes do encerramento.
O fórum é realizado pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em parceria com o Centro Dia da Pessoa Idosa. Podem participar os profissionais da área da saúde, saúde mental, assistência social, Ministério Público e Judiciário. .
- O objetivo do fórum é, além de falar sobre violação, trazer algumas questões sobre o enfrentamento dessa violação. O que o município tem nesse sentido de serviços que atendam a pessoa idosa vítima com suspeita de violência, o que é a nossa grande demanda e quais estratégias a gente pretende fomentar para superar os obstáculos que a gente vem enfrentando na condução dessa temática. - disse a coordenadora do CREAS, a assistente social Andreza de Souza Gomes.
Serviço
4° Fórum Municipal de Enfrentamento à Violação de Direitos da Pessoa Idosa
Dia: 03/07 (quarta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: Câmara Municipal, Praça Dr.Oliveira Botelho, n°262, Centro
Programação
8h30: credenciamento e coffeebreak
9h: mesa de abertura
9h10: Palestra com Licia Mattesto: Assistente Social pela Unigranrio, Especialista em Elaboração e Projetos Sociais, Superintendente da Pessoa Idosa/Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável, Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Tema: Desafios do Sistema de Garantia de Direitos e Proteção Social da Pessoa Idosa no cenário atual.
9h50: Mesa de Serviços da SMASDH voltados para a Pessoa Idosa
9h55: Apresentação CCIs
10h10: Apresentação CREAS
10h30: Apresentação Centro Dia da Pessoa Idosa 10h50: Palestra com a Dra. Simone Tourino – Assistente Social pela UFF, especialista em política de assistência Social pela UERJ, Mestre em serviço social (UFRJ), Dra. em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Professora da UFRRJ e Superintendente de Políticas para idoso da DEDOSH
Tema: Estratégias de enfrentamento à Violação de Direitos da Pessoa Idosa na Política Pública.
11h30: Abertura para perguntas e debate
12h: Encerramento
Palavras chaves: Museu Arte Moderna Seminário MAM