Assistência Social e Direitos Humanos
09/07/2025
RESENDE REALIZA 14ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Encontro será nesta quinta e sexta-feira, na Associação Educacional Dom Bosco, para debater cinco eixos principais voltados às políticas públicas
Crédito: Divulgação PMR
A Prefeitura de Resende realiza nesta quinta e sexta-feira (10 e 11 de julho) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, que vai acontecer na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), localizada na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves. Os debates acontecem das 12h às 17h, na quinta-feira, e das 7h45 às 17h na sexta-feira.
O evento, que acontece a cada dois anos, é promovido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social. O tema deste ano são os “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
De acordo com a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a conferência irá abordar cinco eixos principais, que são: universalização do SUAS; aperfeiçoamento contínuo do SUAS; integração de benefícios e serviços socioassistenciais; gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente fortalecendo a participação social no SUAS; e sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
A participação da 14ª Conferência é aberta ao público e tem como público-alvo munícipes, usuários dos serviços da Assistência Social e profissionais do SUAS. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, explicou sobre os princípios da realização da Conferência Municipal de Assistência Social.
- A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de diálogo que tem um papel fundamental no compromisso com a elaboração de políticas públicas e com os direitos sociais da população. Os eixos são pontuais, analisados cuidadosamente, para trazermos pautas compatíveis com o contexto em que vivemos. A gestão municipal tem uma responsabilidade muito grande com a população em situação de vulnerabilidade e espaços de debates para novos caminhos e aprimoramentos é uma parte importante deste processo de cuidado e muito trabalho desempenhado diariamente e incansavelmente - disse Jacqueline.
Palavras chaves: Conferência Municipal Assistência Social