Assistência Social e Direitos Humanos

12/06/2023

RESENDE PRORROGA INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO CONSELHO TUTELAR ATÉ O DIA 23 DE JUNHO

Inscrições podem ser feitas na sede do Confiar, das 9h às 17h, e na sede do CMDCAR, das 8h às 12h

Crédito: Divulgação PMR

Resende prorrogou as inscrições para o processo seletivo do Conselho Tutelar até o dia 23 de junho. Os interessados deverão se inscrever e entregar os documentos necessários na sede do CMDCAR (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Resende), situado na Rua do Rosário - Casa dos Conselhos, bairro Lavapés, das 8h às 12h. E na sede do Confiar, que fica na Estrada Resende Riachuelo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O processo seletivo possui requisitos estabelecidos no edital com idade superior a 21 anos; ensino médio completo; residência comprovada em Resende; não ter antecedentes criminais; ter comprovado, no mínimo, dois anos de trabalho direto e contínuo no atendimento com criança e/ou adolescente, mediante documento oficial que confirme a relação de trabalho, conforme previsto no art.14, da Lei Municipal 2.894/2011.

Os candidatos interessados passarão por uma prova objetiva, avaliação psicológica, análise de documentos e a eleição por voto direto da população. Vale destacar que os candidatos também deverão participar do Curso Preparatório para Candidatos a Conselheiros Tutelares na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Resende (CMDCAR), no dia 22 de julho, das 8h às 17h.

O processo seletivo também contará com uma prova de aferição de conhecimentos específicos de caráter eliminatório sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A prova será realizada na sede do CMDCAR em 29 de julho, das 9h às 13h. A prorrogação e a retificação do edital está disponível no Boletim Oficial, n°35, na página 12, e pode ser conferida em: https://resende.rj.gov.br/blogtransparencia/page/boletim_oficial.asp .

-O conselho tutelar busca proteger os direitos das crianças e adolescentes, e atuar em casos de violação desses direitos. Proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes é um compromisso coletivo, e os conselheiros tutelares desempenham um papel fundamental nessa missão, sendo a voz ativa daqueles que muitas vezes não tem voz - disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (24)3360-9015. A votação e apuração será em 1° de outubro, nos postos de votação a serem divulgados em editais futuros. Os conselheiros tutelares atuarão no mandato de 2024 a 2028 em Resende.

Palavras chaves: Processo Seletivo; Conselho Tutelar