30/08/2021

RESENDE PROMOVE TERCEIRO MUTIRÃO DE CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA NA SANTA CASA

Neste sábado, dia 29 de agosto, foram realizadas oito cirurgias: cinco de blefaroplastia; mamoplastia redutora; ginecomastia; e abdômen

RESENDE PROMOVE TERCEIRO MUTIRÃO DE CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA NA SANTA CASA

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o terceiro mutirão de cirurgia plástica reparadora na Santa Casa de Misericórdia do município, neste sábado, dia 29 de agosto. Foram realizadas oito cirurgias: cinco de blefaroplastia; mamoplastia redutora; ginecomastia; e abdômen. O primeiro mutirão aconteceu no dia 6 de junho e o segundo no dia 24 de julho. Até agora, foram contabilizados 22 pacientes operados neste projeto, desenvolvido a partir do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe multiprofissional conta com sete médicos (três brasileiros, sendo um da especialidade de Anestesia e dois cirurgiões plásticos, e os demais de outros países – Colômbia, Bolívia, Peru e Inglaterra), além de 12 profissionais de enfermagem e dois funcionários responsáveis pela higienização. Vale destacar que a blefaroplastia é um dos procedimentos mais realizados nestes mutirões.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que as cirurgias plásticas reparadoras são totalmente gratuitas pelo SUS em casos específicos, que são analisados individualmente.

— Os casos variam de origem reparadora, que afeta a autoestima da pessoa, até deformações faciais e aspectos que acarretam problemas de saúde mais graves. A blefaroplastia é conhecida como cirurgia de pálpebras. Este procedimento, que visa à remoção do excesso de pele, de músculo ou gordura das pálpebras superiores e inferiores que surgem com o passar do tempo, nem sempre é uma questão de estética para um efeito rejuvenescedor, já que o excesso de tecido pode atrapalhar a visão e provocar dores de cabeça. Já a mamoplastia redutora é considerada de caráter corretivo, sendo oferecida pelo SUS em casos de comprovação dos riscos à saúde, provenientes por causa do tamanho dos seios, tais como: sérios problemas de coluna, hérnia e impactos na qualidade de vida. A ginecomastia consiste no aumento excessivo do tamanho do tecido mamário em homens, podendo ser solucionado com reposição de testosterona e, em situações mais extremas, a intervenção cirúrgica. É importante ressaltar que estes pacientes passam por uma avaliação médica e exames clínicos, além de acompanhamento psicológico. Todos têm direito de solicitar um dos procedimentos ofertados pelo SUS. O encaminhamento para a cirurgia deve ser feito por um médico da rede pública de saúde, por intermédio dos postos de saúde, por exemplo – frisa.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, lembrou que a Santa Casa passou por grandes mudanças nos últimos anos. “Desde o início da atual gestão em 2017, a Prefeitura realizou uma verdadeira transformação na Santa Casa, com reformas na estrutura física e melhorias desde a aquisição de equipamentos de alta tecnologia até a troca do enxoval. A Santa Casa já realizou mutirões de exames de raio-X, endoscopia, eletrocardiograma, histeroscopia, tomografia computadorizada com sedação e ultrassonografia na atual gestão. A unidade também promoveu mutirões para procedimentos cirúrgicos de colecistectomia, ou seja, retirada da vesícula biliar e hérnia. Este ano, a Nova Santa Casa deu início ao ciclo de mutirões de cirurgias plásticas reparadoras”, reforça.

Vale ressaltar que, em junho de 2020, a Santa Casa recebeu dois aparelhos de radiologia para reforçar a estrutura: o tomógrafo “Somatom go.Now”, considerado o mais moderno da região no quesito de diagnóstico de imagens, aparelho de baixa dose de radiação; e o raio-X “Multix B”. Ainda em agosto do ano passado, a unidade adquiriu uma bomba injetora para procedimentos de tomografia computadorizada por contraste. Este equipamento com tecnologia avançada otimizou a qualidade dos exames radiológicos feitos na unidade, bem como a possibilidade de leitura dinâmica, em tempo real, pelos profissionais. Ainda em 2020, a Nova Santa Casa também ganhou novo maquinário de eletrocardiografia, cardioversor e aspirador portátil, que agregaram mais qualidade e precisão no serviço prestado na unidade.

Este ano, a unidade recebeu uma nova usina de gases medicinais, com fornecimento de ar comprimido e vácuo.

OUTROS PROGRESSOS

Entre os progressos estruturais e melhorias para um atendimento de qualidade à população estão: recuperação da fachada; retorno das cirurgias por videolaparoscopia e oftalmológicas; farmácia 24h, que ganhou maior espaço; reforma dos banheiros, enfermarias, corredores, cozinha, refeitório e lavanderia; aquisição de novos leitos, colchões, poltronas, macas e equipamentos; ampliação do Centro de Material Esterelizado (CME) e do ambulatório do SUS; aumento no número de cirurgias eletivas; licença de funcionamento após 20 anos; R$ 1,5 milhão de dívidas pagas; construção de banheiros para acompanhantes; reestruturação da lavanderia com novos equipamentos; criação de novas vagas de estacionamento; revitalização da capela; novo laboratório; recepção reformada; troca de piso e novo mobiliário; troca da rede de esgotos; instalação da nova subestação de energia; viabilização do exame do sono; criação da Clínica Oftalmológica; implantação do tratamento de varizes por espuma; reestruturação fiscal e previdenciária, possibilitando a emissão de certidões negativas; pagamento da dívida trabalhista (judicial e extrajudicial) de aproximadamente R$ 520 mil; e ecocardiograma com estresse.

O centro cirúrgico ainda passou por um processo de modernização. Já a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de quatro leitos foi ampliada para seis, com o serviço de hemodiálise para pacientes internados.

Palavras chaves: Mutirão, Cirurgia Plástica, Reparadora, Santa Casa