Assistência Social e Direitos Humanos

05/12/2023

RESENDE PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO NA QUINTA-FEIRA, DIA 7

Evento é voltado para profissionais da Assistência Social e da Saúde; objetivo é capacitar profissionais para identificar situações de trabalho escravo e tráfico de pessoas

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove a capacitação “Trabalho Escravo Contemporâneo - Identificação, enfrentamento do trabalho escravo e tráfico de pessoas nos dias atuais”, na quinta-feira, dia 7. O evento será no Plenário da Câmara Municipal de Resende, a partir das 13h.

As atividades acontecerão ao longo da tarde com palestras e debate sobre o tema. A capacitação é voltada para os profissionais de Assistência Social e da Saúde. Para participar os profissionais interessados devem se inscrever no link: https://forms.gle/ZWaoSkZ4CNpae4hn8 , informando dados pessoais e função que exerce.

A primeira palestra terá como tema “A política pública no enfrentamento ao trabalho escravo e pessoas em situação de vulnerabilidade social: apresentação da estrutura de enfrentamento ao trabalho escravo e para os migrantes e refugiados no estado do Rio de Janeiro”, com as palestrantes Eliane Almeida e Julia Kronemberg - representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

-O objetivo desta ação de parceria com o Governo do Estado é capacitar os profissionais para identificar situações de trabalho escravo e tráfico de pessoas. Além de treinar sobre o protocolo de atendimento dos canais de denúncia que envolvem os órgãos competentes e o papel dos serviços no acesso aos direitos e proteção das vítimas. Esperamos que os profissionais se inscrevam e participem desta importante iniciativa - disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo.

Confira a programação:

13h às 13h15 - abertura

13h15 às 13h50 - “A Política Pública no enfrentamento ao trabalho escravo e pessoas em situação de vulnerabilidade social: apresentação da estrutura de enfrentamento ao trabalho escravo e para os migrante e refugiados no estado do Rio de Janeiro”

com Eliane Almeida e Julia Kronemberg - representantes da SEDSODH (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos)

13h50 às 14h25 - “As novas formas de escravidão e o direito trabalhista”

com Ivan Garcia - representante da UERJ

14h25 às 15h - Palestra: Juliane Gois - representante do MPT (Ministério Público do Trabalho)

com Ivan Garcia - representante da UERJ

15h às 15h35 - “O fluxo estadual de atendimento à vítima de trabalho escravo e atuação do PROJAI neste fluxo”

com Ludmila Paiva - representante do PROJAI (Projeto Ação Integrada)

15h35 às 16h10 - Debate “Identificação e enfrentamento ao trabalho escravo e tráfico de pessoas”

16h10 - Encerramento