01/04/2016
Resende promove caminhada pelo Dia Mundial do Autismo
Município dispõe de Centro Municipal de Atendimento ao Autista
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Neste sábado, dia 2 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, acontece em Resende uma caminhada promovida por pais de autistas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. A concentração será às 9 horas, na Praça do Colégio Estadual Oliveira Botelho (antiga Cerâmica), em direção à sede do Centro de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear), no bairro Jardim Brasília.
Segundo os organizadores, o objetivo da mobilização é esclarecer o que vem a ser o transtorno e oferecer informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. O pedido é que durante a mobilização os participantes usem algum acessório azul. Essa é a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos, na proporção de quatro meninos para cada menina.
Para fortalecer ainda mais a mobilização o município, a Secretaria Municipal de Educação pediu que escolas e creches promovam nesta sexta-feira, dia 1º, atividades específicas. Entre elas foram sugeridas exibições de filmes sobre o autismo.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2007, que definiu a data para mostrar e alertar sobre o transtorno. Em Resende, autistas e familiares contam com os serviços do Centro Municipal de Atendimento ao Autista, inaugurado em agosto de 2014.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar que atua nas áreas de habilidades básicas, alfabetização, comunicação alternativa e aumentativa, educação física estruturada, educação de saúde bucal, Atividade de Vida Diária (AVD)/ Atividade de Vida Prática (AVP), arteterapia, psicologia escolar e serviço social.
Com isso, o objetivo principal é oferecer serviços de atendimento educacional especializado, apoio à inclusão social e educacional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), favorecendo a autonomia, independência e participação como cidadãos na sociedade, dando suporte aos familiares com intuito de orientá-los dentro do convívio social e familiar.
Hoje são atendidas 27 pessoas com idade entre três e 37 anos, mas o Cemear atende todas as faixas etárias. A sua sede funciona no bairro Jardim Brasília, porém está em obras. A equipe está atendendo provisoriamente na Rua Coronel Brasiel, s/nº, em Campos Elíseos, próximo à banca de jornal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Quem quiser mais informações pode ligar no telefone 3360-9390.
Palavras chaves: INCLUSÃO