Fazenda

04/12/2015

Resende é primeiro lugar no estado no Índice Firjan de Desenvolvimento

É a segunda vez que o município alcança a primeira colocação

Resende é primeiro lugar no estado no Índice Firjan de Desenvolvimento

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Resende ficou em primeiro lugar no estado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), pela segunda vez. O município já havia alcançado a colocação no ano passado, no índice relativo ao ano de 2011. Nos números divulgados nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, Resende obteve Índice de Desenvolvimento de 0,8441, considerado de alto desenvolvimento municipal.

Criado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação, Saúde, Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros.

Os dados divulgados nesta sexta-feira são relativos a 2013. Para chegar ao resultado geral consolidado e à primeira colocação no Estado, Resende atingiu os seguintes índices por segmento: Saúde - 0,8774; Emprego e Renda - 0,8301; e Educação – 0,8248. Resende também foi líder estadual em Emprego e Renda.

O prefeito José Rechuan destacou que a conquista é de toda a cidade, porque leva em consideração serviços públicos, iniciativa privada e a capacidade de trabalho dos moradores. Para ele, o resultado do Índice Firjan é fruto de uma série de ações da Prefeitura, promovidas desde o início de seu mandato, em áreas consideradas essenciais, como Saúde e Educação.

- O município avançou muito com a chegada de novas empresas, investimentos na atenção básica de saúde e também os trabalhos desenvolvidos na Educação – ressaltou o prefeito.

Os números que apontam Resende como líder estadual em Emprego e Renda, de acordo com Rechuan, deve-se ao trabalho constante de atração de novos investimentos para o Município, tendo como base um tripé de desenvolvimento econômico: Indústria, Comércio e Turismo.

- Trabalhamos de forma ordenada e planejada, o que tem nos garantido conquistas importantes, como uma ampliação comercial jamais vista em nossa cidade, e também a vinda de grandes empresas, como a Nissan - comenta o prefeito.

Rechuan também frisou como ponto principal na Saúde o fortalecimento da atenção básica, responsável pelos trabalhos de prevenção em saúde, como realização de preventivos, vacinação, acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos.

- Em 2013, a rede de saúde já estava estruturada com a UPA da Cidade Alegria, Pronto Atendimento do Paraíso e Hospital da Criança, além do Ambulatório da Mulher e a ampliação da atenção básica, com a reforma e construção de novas unidades, o que garantiu o acesso dos moradores aos serviços de saúde – salientou.

Já na Educação, Rechuan atribuiu os bons números aos investimentos na reforma e construção de escolas e creches, à implantação do Projeto de Modernização Tecnológicas, que levou laboratórios digitais às escolas, notebooks para os professores e netbooks para os alunos, e o Projeto Mais Educação, que oferece atividades no contraturno das aulas regulares.

O prefeito acredita que os índices devem aumentar na próxima avaliação, já que desde 2013, Resende obteve diversas conquistas como a chegada da Nissan, reestruturação do Sine, novas unidades de saúde e de educação, entre outras.

Para a Firjan, na área de Saúde, o IFDM avalia, por exemplo, o número de consultas pré-natal, óbito por causas indeterminadas, óbitos infantis por causas evitáveis, entre outros. Na área de Geração de Emprego e Renda, as variantes utilizadas são a geração de emprego formal, estoque de emprego formal (número de vagas) e salários médios do emprego formal. Já na educação são levados em conta taxa de matrícula na educação infantil, taxa de abandono (evasão), taxa de distorção idade-série (repetência), percentual de docentes com ensino superior, média de horas de aula diárias e resultado do IDEB.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO