° Minº Max

Prêmio Brasil Sorridente será entregue à Prefeitura neste sábado

Resende é primeiro lugar no Estado e o segundo melhor no Brasil

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Pelo segundo ano seguido, o Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Resende foi considerado o melhor do Estado do Rio de Janeiro no Prêmio Brasil Sorridente, concurso que acaba de ser realizado pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), em parceria com os conselhos regionais da categoria. Divulgado no mês passado em Brasília, o resultado do concurso aponta outra conquista para as ações na área de saúde bucal desenvolvidas pela Prefeitura a partir de 2009: no âmbito nacional do Prêmio Brasil Sorridente, Resende ficou em segundo lugar, melhorando ainda mais sua posição com relação à edição de 2010, quando obteve a quinta colocação a nível federal. - Estas duas boas notícias, o primeiro lugar no Estado do Rio e a segunda colocação entre todos os municípios brasileiros, é fruto do trabalho de todas as pessoas envolvidas diretamente, ou indiretamente, com os programas de saúde bucal, desde os atendentes das unidades às autoridades da Secretaria Municipal de Saúde, passando, é claro, pelos profissionais de odontologia aos coordenadores dos programas realizados no setor. A vitória é da população de Resende – disse o prefeito José Rechuan. A entrega dos prêmios para a Prefeitura acontecerá neste sábado, dia 16 de abril, às 20 horas, no Hotel Windsor, que se localiza na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). Além de Rechuan, participarão da cerimônia o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito; a coordenadora do Programa de Saúde Bucal do Município, Paola Galito; e o atual diretor do Hospital Municipal de Emergência, João Marcos Mattos, ex-coordenador do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura, que implantou a maioria das ações de saúde bucal da atual administração municipal, as quais contribuíram diretamente para a conquista dos títulos do Prêmio Brasil Sorridente. Realizado desde 2005 com o objetivo de reconhecer o trabalho das administrações públicas na prevenção e no tratamento da saúde bucal da população brasileira, o Prêmio Brasil Sorridente é dividido em três categorias: até 50 mil habitantes; entre 50 mil e 300 mil habitantes (na qual Resende concorreu); e acima de 300 mil. Os vencedores a nível nacional foram os municípios de Barracão (até 50 mil habitantes), Cambé (50 a 300 mil) e Anápolis (mais de 300 mil), os dois primeiros situados no estado do Paraná e o terceiro em Goiás. Um dos programas implantados pela administração do prefeito José Rechuan foi o Cárie Zero, que atende atualmente quase oito mil estudantes em 21 escolas públicas e creches. Lançado oficialmente no dia 18 de março de 2009, durante uma cerimônia realizada na Escola Municipal Ester Politi (Fazenda da Barra I), o programa oferece serviços de tratamento odontológico completo, incluindo atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra a cárie, tratamento curativo e escovação supervisionada. No caso da constatação de existência de cárie, o estudante é encaminhado para o tratamento necessário no consultório odontológico do módulo mais próximo do Programa Saúde da Família.
Palavras chaves: SAÚDE BUCAL