14/02/2022

RESENDE PREPARA NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro acontecerão etapas da campanha, em diferentes unidades de saúde

RESENDE PREPARA NOVO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um novo cronograma da campanha de vacinação contra Covid-19. As etapas da imunização acontecerão nos próximos dias 15, 16 e 17, em diferentes unidades de saúde.

Na próxima terça-feira, dia 15, o município realiza aplicações da vacina Janssen, nos postos de saúde e no Centro Municipal de Imunização, das 9h às 12h. Neste dia serão aplicadas primeira dose da Janssen para pessoas a partir de 18 anos, que ainda não se vacinaram por algum motivo; segunda dose da Janssen para aqueles maiores de 18 anos, que se vacinaram com a primeira do mesmo imunizante até dia 15/12; dose de reforço da Janssen para população a partir de 18 anos que se vacinou com as segundas doses da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca, até o dia 15/10.

Na quarta-feira, dia 16, também acontecerá vacinação com a Janssen nos postos de saúde e Centro Municipal de Imunização, no período das 9h às 12h. As equipes aplicarão primeira dose do imunizante para moradores a partir de 18 anos, que ainda não se vacinaram; assim como segunda dose da Janssen para maiores de 18 anos que receberam o mesmo imunizante até o dia 16/12; moradores acima de 18 anos, vacinados com as duas doses da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca até o dia 16/10, também poderão receber a dose de reforço da Janssen.

Para estas etapas, os munícipes devem estar munidos de documentos de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS (se possuir) e cartão de vacinação com registro das doses. Não é necessário agendamento, basta comparecer às unidades de saúde. Vale destacar que para as gestantes e puérperas não é recomendado tomar Janssen.

Ainda na quarta-feira, mas em horário estendido, a gestão municipal realiza ações de imunização com a Pfizer. A vacinação acontecerá das 17h às 20h nas seguintes unidades: Policlínica Manejo, Clínica da Família e PSF Paraíso. Serão aplicadas primeira dose para pessoas a partir de 12 anos; segunda dose para munícipes a partir de 12 anos, vacinados com Pfizer até 26/01; doses de reforço para população a partir de 18 anos, vacinada com segunda dose até dia 16/10; e ainda quarta dose para os imunossuprimidos graves, vacinados com três doses até 16/10.

Para a vacinação em horário estendido são necessários os seguintes documentos: identidade com foto, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS (se possuir) e cartão de vacinação com o registro das doses. No caso dos imunossuprimidos graves para receber a quarta dose ainda é necessário apresentar laudo médico que comprove alto grau de imunossupressão, que ficará retido na unidade.

-Resende avança com a vacinação que é o principal meio para combater a Covid-19, com a diminuição dos casos graves. É muito importante que todos se vacinem com as duas doses, caso já esteja apto receba também a dose de reforço para uma maior eficácia. Todas as vacinas são autorizadas pela Anvisa e são seguras. Mas mesmo com a imunização, a gestão municipal reforça que os cuidados devem ser mantidos. Continuem usando a máscara, higienizando as mãos e evitando as aglomerações - disse o secretário de Saúde, Tande Vieira.

Já na próxima quinta-feira, dia 17, Resende dá continuidade à vacinação infantil. As equipes aplicarão a primeira dose da Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos. A vacinação será das 9h às 12h, nas seguintes unidades de saúde: ESF Barra 1; ESF Barra 2; ESF Barra 3; ESF Morada da Barra; ESF Novo Surubi; ESF Surubi Velho; ESF Cabral/Alambari; ESF Morro do Cruzeiro; ESF Parque Minas Gerais; ESF São Caetano; ESF Centro; Centro Municipal de Imunização; ESF Serrinha/Capelinha; ESF Mauá; ESF Fumaça.

E em paralelo a esta vacinação de quinta-feira, dia 17, crianças de 6 a 11 anos também receberão a primeira dose da Coronavac. Vale destacar que as crianças imunossuprimidas não poderão tomar este imunizante. A vacinação também será das 9h às 12h, mas em postos de saúde diferentes: ESF Jardim Alegria; ESF Grande Alegria; ESF Nova Alegria; ESF Primavera; ESF Baixada da Olaria; ESF Cidade Alegria (Caixa d’água); ESF Itapuca; ESF Liberdade; ESF Vicentina; ESF Paraíso; Clínica da Família; ESF Engenheiro Passos.

Para a vacinação do público infantil, os pais ou responsáveis devem estar presentes com os seguintes documentos da criança: cartão de vacinação, CPF e cartão do SUS (se possuir). Além de comprovante de residência do responsável. Crianças que estiverem infectadas com a Covid-19, mesmo que assintomáticas, precisam aguardar 28 dias para receber a vacina.

Vacinação no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso

Novamente haverá repescagem de vacinação contra Covid-19 nos próximos dias 15 e 17, no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso, das 9h às 18h. A equipe aplicará primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, que não se vacinaram por algum motivo; segunda dose da Pfizer para pessoas a partir de 12 anos; segundas doses da Coronavac ou AstraZeneca para munícipes a partir de 18 anos; doses de reforço para população a partir de 18 anos, vacinada com segunda dose até o dia 15/10. E também imunossuprimidos graves, maiores de 18 anos, vacinados com três doses até 15/10, poderão receber a quarta dose.

Vale destacar que os moradores que comparecerem ao Serviço de Pronto Atendimento Paraíso devem apresentar os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação com registro das doses. Ainda laudo médico que comprove alto grau de imunossupressão no caso de imunossuprimidos.

Palavras chaves: Calendário; Vacinação