11/02/2010

Resende pode se tornar Destino Turístico do Brasil

Rechuan pede esforço concentrado para concretização da proposta

Resende pode se tornar Destino Turístico do Brasil

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Ao comentar na manhã desta quinta-feira, dia 11, a decisão do Ministério do Turismo de relacionar Resende entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro que poderão ser classificadas como Destino Indutor do Turismo Brasileiro, o prefeito José Rechuan (DEM) disse que “todas as secretarias municipais devem realizar todos os esforços possíveis em cada pasta visando contribuir para a concretização dessa proposta”. Ele destacou ainda a importância da classificação no sentido de ampliar ainda mais a posição de destaque de Resende no cenário econômico do interior fluminense.

- A Prefeitura, através do esforço de todos os secretários municipais, deve entrar neste jogo para ganhar. Isso porque se Resende for considerado um Destino Indutor de Turismo, a vitória será de toda a população – disse o prefeito, que pediu o empenho em busca deste objetivo a cada um dos secretários.

A inclusão de Resende na lista dos municípios considerados indutores do turismo representará  mais recursos federais destinados à realização de obras e serviços na área de infra-estrutura, além de representar outra ação importante com o objetivo de incrementar o turismo como atividade econômica do Município, principalmente no que diz respeito à criação de novos postos de trabalho e à geração de receita para novos investimentos na cidade. Outras oito cidades fluminenses disputam com Resende a classificação do Ministério do Turismo. Atualmente, 65 municípios brasileiros são considerados Destinos Indutores do Turismo.

Com o objetivo de verificar se Resende dispõe da infra-estrutura necessária para se tornar uma cidade indutora do Turismo, técnicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) estarão no município no começo de março para avaliar os serviços existentes em diversos setores essenciais ao cidadão, como Saúde, Segurança, Assistência Social, Turismo, Educação, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Obras, daí o pedido feito pelo prefeito José Rechuan aos titulares destas pastas para que apresentem um relatório completo das condições em cada um destes segmentos.

- No nosso entendimento, a estrutura atual de serviços no Município pode contribuir de forma decisiva para que Resende se torne um Destino Indutor do Turismo Brasileiro. No que depender da Prefeitura, todos os esforços vão ser realizados para que alcancemos mais este objetivo – complementou o prefeito.

Rechuan apontou ainda que as realizações colocadas em prática pela Prefeitura desde o ano passado no segmento de turismo “mostram de forma inequívoca que o setor também representa uma prioridade do governo municipal”.

Ele destacou algumas das ações implantadas pela Prefeitura no segmento a partir de janeiro de 2009, entre elas a criação do FUTURES (Fundo de Turismo de Resende); a reativação do Conselho Municipal de Turismo; a participação de Resende em eventos do setor nos âmbitos estadual e federal, como o Salão Nacional de Turismo, realizado em São Paulo; o apoio à realização da Festa do Pinhão; e o encaminhamento de um projeto ao Ministério do Turismo pela Prefeitura de Resende, que resultou na liberação de recursos federais para o Festival de Inverno, além da elaboração de um mapa turístico da cidade e a legalização de estabelecimentos do setor, entre os quais hotéis e pousadas, junto à TURISRIO (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro).

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO