05/03/2010

Resende Pode se Tornar Cidade referência em Educação Para o Trânsito

Crédito: WAGNER ALVES/ACOM PMR

Prefeitura entrega prêmios a motoristas do Município

A Prefeitura de Resende realizou esta semana, no plenário da Câmara Municipal, a solenidade de entrega dos certificados e selos de qualidade a 33 motoristas que participaram do curso de Educação para o Trânsito promovido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. A realização do curso foi proveniente de uma parceria da Prefeitura com a Organização Não-Governamental Internacional Global Road Safety Partnership (GRSP), que trabalha pela redução do índice de acidentes de trânsito através de ações informativas e educativas.

O evento na Câmara Municipal contou com as presenças dos secretários municipais Marcial Correa (Serviços Públicos) e Tom Kneip (Urbanismo e Arquitetura), além do superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Roque Cerqueira; da supervisora da Divisão de Educação para o Trânsito do Município, Maria Alzira Lamim; e do representante da ONG GRSP, Jose Cardita. Marcial Correa representou o prefeito José Rechuan (DEM), que estava no Rio de Janeiro participando da entrega de máquinas agrícolas para a conservação de estradas rurais.

Antes da entrega dos prêmios aos motoristas, o secretário Municipal de Urbanismo e Arquitetura, Tom Kneip, fez uma palestra sobre o Projeto Urbano Humano, que começou a ser implantado em novembro do ano passado.

Para receber o Selo de Qualidade no Trânsito, os agraciados atenderam alguns requisitos de avaliação, entre eles a ausência total de multas e a participação em palestras educativas, além de não terem tido envolvimentos em acidentes. Para o representante da ONG GRSP, Jose Carditas, “os esforços voltados à melhoria do trânsito refletem de forma significativa na qualidade de vida da população, principalmente para as futuras gerações".

- Resende caminha no sentido certo visando conseguir o reconhecimento mundial nas ações que reduzam o número de acidentes. É de suma importância que o Poder Público trabalhe junto à população a cultura da boa educação e conduta no trânsito, mostrando, como ferramenta de incentivo, que o município trabalha pela diminuição dos acidentes – destacou o representante da ONG.

Já o secretário municipal de Serviços Públicos, Marcial Correa, agradeceu o apoio que a GRSP e empresas como a Peugeot Citröen, MAN Latin América (antigo Volkswagen), Companhia Brasileira de Pneumáticos -Michelin, Nova Dutra, Transportes São Miguel e Cotasin Sinalização vêm prestando às ações de Educação na cidade.

- Este trabalho em conjunto tem contribuído dentro das ações da Prefeitura de Resende que buscam um trânsito mais harmonioso e que respeite o ser humano. Da parte da Prefeitura de Resende podem ter certeza de que estaremos sempre de portas abertas e dispostos a buscar a excelência em termos de trânsito – declarou o secretário.

Os agraciados com o certificado e o selo pela participação no curso de Educação para o Trânsito foram os seguintes:

* Categoria Transporte Escolar – Alessandra Vieira, Carlos Roberto Venâncio, Rosa Lurdes Cabral, Vera Lúcia Thaumaturgo, José Eduardo Otaviano, Daniel Siqueira, Israel Reis de Barros, Maria Balbino Soares, Valdir Lino de Souza Júnior, Paulo Roberto Diniz, Rogério Alves Pontes, Paulo Sérgio da Silva, Fátima Maria Alves Ramos e Renato Hélio da Silva.
* Categoria Transporte Coletivo – Adriana Alves Ferreira, Marcos Reis e Felipe Nunes.
* Categoria Táxi – José Balbino Pereira, Valdelino Marques da Cunha e José Machado Netto.
* Motoboys – José Eduardo da Silva, Magna Regina Pimentel e Rogério Andrada.

O evento também premiou com o certificado de classificação Escola Segura as escolas municipais Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Sagrado Coração (Lavapés), Algodão Doce (Cidade Alegria), Surubi e Noel de Carvalho (Nova Liberdade). As empresas Peugeot Citroen, Volkswagen do Brasil, Michelin, Nova Dutra, Transportes São Miguel e Cotasin Sinalização, por sua vez, também foram premiadas com o certificado da GRSP pelo apoio ao programa.

Resende-RJ, 26 de fevereiro de 2010 PMR-112

Palavras chaves: Educação Para O Trânsito