12/07/2012

Resende participa pela primeira vez do Festival Vale do Café

Ingressos podem ser retirados em lojas de Campos Elíseos, Resende Shopping e Pátio Mix

Resende participa pela primeira vez do Festival Vale do Café

Crédito: Divulgação

Resende estreia este ano em um dos eventos turísticos e culturais mais importantes do Estado do Rio de Janeiro: o Festival  Vale do Café, que chega a sua 10ª edição abrindo, pela primeira vez, as portas para o Município que foi o precursor do ciclo do café no Vale do Paraíba, de onde partiram as primeiras mudas para o Norte Paulista e para outros estados brasileiros.

E a primeira participação da cidade será com um evento à altura de um festival desta importância: uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, na próxima quinta-feira, dia 19 de julho, às 20 horas, no teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Sob a regência do maestro titular Roberto Minczuk, a orquestra terá como solista o músico Turíbio Santos, que na ocasião apresentará, pela primeira vez, a Suíte Concertante para Violão e Orquestra, peça desenvolvida para ele por Edino Krieger. Também estão no programa Don Juan, de Richard Strauss, e a Décima Sinfonia, de Dmitri Shostakovich.

O secretário de Turismo e Comércio, Reynaldo Raeli, explicou que a Prefeitura vem lutando há quatro anos para inserir Resende na programação do Festival Vale do Café e agora que conseguiu participar do evento, já planeja expandir a programação nos próximos anos.

- Resende não integrava o festival por ter sido classificada como integrante da Região das Agulhas Negras, mas conseguimos mostrar à organização a importância da cidade, pois fomos os precursores do café na região - explicou.

A organização da programação na cidade ficou por conta da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de julho, inicia a distribuição dos ingressos, gratuitamente, ao público. Os ingressos podem ser retirados na Tutibella Modas, no Calçadão de Campos Elíseos; na Revistaria Bazar Agulhas Negras, no Campos Elíseos, e nas Lojas Sublime, que ficam localizadas no Centro Empresarial, no Resende Shopping e no Shopping PátioMix, no horário de funcionamento dos estabelecimentos.

- A capacidade do Teatro da AMAN é para 2.800 lugares. Os ingressos serão distribuídos até se esgotarem. E com a parceria para distribuição com as lojas, viabilizada através da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o público poderá retirar seu ingresso até à noite, no caso das lojas Sublime, facilitando principalmente para aqueles que trabalham durante o dia e não têm tempo dentro do horário comercial - explicou André Whately.

O presidente da Fundação Casa da Cultura, aliás, tem motivos de sobra para comemorar a inserção de Resende no Festival Vale do Café.

- Graças a nossa participação no evento, conseguimos sensibilizar os integrantes do Conselho Municipal de Cultura para a aprovação da remoção do Obelisco do Café para um local de maior visibilidade. O obelisco ficava em local quase escondido e só poderíamos realizar a mudança com a aprovação do conselho, o que já foi feito - explicou Whately.

Palavras chaves: CULTURA