Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende

22/08/2012

Resende participa do Lançamento do Programa Prefeito Amigo da Criança Gestão 2013-2016

Foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo município para crianças e adolescentes

Crédito: Rafael Ribeiro - ACOM/PMR

Resende participou, nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, do Lançamento Oficial do Programa "Prefeito Amigo da Criança" Gestão 2013-2016, na Fundação Abrinq - Save The Children, em São Paulo. O Prefeito José Rechuan e a primeira-dama e articuladora do Programa no Município, Ana Paula Rechuan, compareceram ao evento. Apenas três municipíos foram escolhidos a ter representantes na cerimônia.

Na ocasião, o Prefeito José Rechuan apresentou as ações e programas desenvolvidos no município que levaram à conquista do Prêmio Prefeito Amigo da Criança e do Prêmio Destaque Nacional, concedido às cidades que, além do cumprimento das atividades propostas nos prazos estabelecidos, superaram as metas pactuadas e estruturaram ações e políticas em caráter permanente.

A criação do Conselho Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança de Resende, do Orçamento Criança e da Comissão Municipal de Adolescentes e Jovens do Programa foi uma das ações desenvolvidas nos últimos três anos pela Prefeitura que contribuiu para o recebimento dos prêmios.

Entre os avanços também apresentados pelo Prefeito durante o lançamento do Programa, em São Paulo, está o Concurso de Redações, Frases e Cartazes sobre Prevenção ao Uso de Drogas, nas escolas da rede pública. No ano passado, o projeto envolveu cerca de 11 mil alunos.

Ainda na área da Educação, outra importante conquista foi a implantação do Programa Saúde na Escola, do governo federal, e o Projeto Conta na Balança, que realiza o controle da obesidade infantil nos alunos das escolas municipais. No total, 3.894 alunos estão sendo avaliados.

Os investimentos também incluíram o mapeamento da Rede Social de Serviços, que permitiu ainda a criação do Guia que reúne serviços, projetos, programas e benefícios, governamentais ou não-governamentais, oferecidos à população.

Segundo a presidente do Conselho de Monitoramento e Acompanhamento do Programa, Maria José Barreto, Resende passou por uma avaliação pela Fundação Abrinq, que conheceu as ações desenvolvidas pelo município e monitorou os resultados obtidos.

- Nos últimos três anos, a Prefeitura de Resende investiu em ações para crianças e adolescentes que mudaram a realidade dos serviços oferecidos a esse segmento. Foi um trabalho integrado entre diversas secretarias e que teve a participação também de organizações não-governamentais. E a Fundação Abrinq constatou a melhora nos índices do município em diversas áreas - destacou a presidente do Conselho.

Palavras chaves: CRIANÇA E ADOLESCÊNCIA