25/08/2011

Resende participa de Congresso Nacional das Guardas Municipais

Encontro reuniu mais de mil profissionais de várias regiões do país

Resende participa de Congresso Nacional das Guardas Municipais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Guarda Municipal, participou do XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto, em Novo Hamburgo (RS). Ausente do evento há sete anos, o Município esteve representado pelo comandante da corporação, Francisco Jances de Alcântara, que participou das discussões sobre os temas “PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania)” e “Guardas Municipais na Prevenção da Violência”, além da eleição da nova diretoria do Conselho Nacional das Guardas Municipais. O encontro contou com a participação da secretária-executiva do Conselho Nacional de Segurança Pública Regina de Luca Miki, e reuniu cerca de 166 municípios, 24 Estados e mais de 1.100 profissionais de várias regiões do país. Para Jances, “o congresso possibilitou uma troca de experiência entre as corporações de várias cidades, tendo mostrado ainda que a Guarda Municipal de Resende está no caminho certo ao reforçar sua presença nas ruas, principalmente nas vias públicas mais movimentadas do sistema viário” De acordo com o comandante, no Congresso foram discutidos também temas como segurança e políticas públicas, diretrizes para a formação dos profissionais das guardas municipais, regulamento disciplinar, controle interno e externo, regulamentação das guardas, atribuições e competências específicas da corporação. Ainda no congresso, um grupo de trabalho que reuniu representantes do Conselho Nacional das Guardas Municipais, sindicatos, membros de instituições e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, elaborou uma minuta do projeto de lei que será enviado ao Governo Federal, onde um dos temas contém diretrizes, atribuições e áreas de atuação das guardas, com foco na prevenção à violência. As representações presentes no congresso puderam contribuir com sugestões. GUARDA MUNICIPAL – Em Resende, a Guarda Municipal conta com um efetivo de aproximadamente 140 guardas (foto), sendo 30 do sexo feminino. A frota da corporação é formada por sete veículos, uma Kombi e quatro motos, sendo que três veículos zero quilômetro foram comprados ano passado pela Prefeitura com recursos próprios do Município. Neste ano, o prefeito José Rechuan (DEM), inaugurou a nova sede para a corporação, situada na Avenida Rui Barbosa 60, bairro Liberdade. Na atual sede, no primeiro pavimento estão instalados os seguintes setores: operacional, comunicação, planejamento das ações no trânsito, secretaria, almoxarifado e patrimônio. O segundo andar foi destinado ao comando da corporação e aos setores de estatística e o auditório, onde são promovidos cursos e treinamentos para os guardas municipais. No terceiro andar são realizadas atividades físicas para os agentes. A corporação conta ainda com um pátio destinado aos veículos apreendidos na cidade.
Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA