27/11/2012

Prefeito Rechuan esteve em manifestação no Rio de Janeiro

Resende participa de Ato contra a divisão dos royalties

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Prefeito de Resende, José Rechuan, participou na última segunda-feira, dia 26, do ato contra a divisão dos royalties do petróleo, realizado no Rio de Janeiro. Ele defendeu que "o estado do Rio de Janeiro não pode ser penalizado com as regras de distribuição dos royalties do petróleo fixadas na nova lei aprovada no início do mês na Câmara dos Deputados".

- Para muitos municípios fluminenses, os royalties do petróleo representam uma das principais fontes de arrecadação. Por isso, a redução da receita decorrente da aprovação da lei que redistribui os recursos da exploração de petróleo vai significar uma enorme derrota para o Estado do Rio de Janeiro - afirmou.

No caso de Resende, Rechuan disse que a perda deve ser em torno de R$ 400 mil por mês, o que vai prejudicar o pagamento de fornecedores e de contratos, como de limpeza urbana, e os investimentos da Prefeitura em infraestrutura, principalmente em um momento em que o município se prepara para receber grandes indústrias.

- Com a vinda da Nissan, aproximadamente 50 empresas prestadoras de serviços da montadora deverão se instalar também na cidade, o que vai representar a criação de, pelo menos, 20 mil novos postos de trabalho até o ano de 2018. Isso fará ainda que o município tenha de 50 mil a 80 mil pessoas a mais - declarou.

Outra preocupação do Prefeito de Resende é em relação à parceria com o governo do estado, o que já representou para o município o asfaltamento de diversos bairros, a conquista da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Restaurante Cidadão.

- O estado do Rio de Janeiro estima uma perda de mais de R$ 2 bilhões. Sem esses recursos, haverá diminuição nos investimentos em obras em todo o estado e, consequentemente, no município de Resende - enfatizou.

Rechuan acrescentou também que espera que a Presidente Dilma Roussef vete o projeto.

Palavras chaves: ECONOMIA