09/01/2024

RESENDE INICIA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM 2024 PARA PÚBLICO INFANTIL E GRUPOS PRIORITÁRIOS

Ação acontece de 8 a 13 de janeiro em cinco unidades de saúde; o imunizante entrou no calendário de rotina de vacinação infantil

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou em 2024 uma nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 no município. Nesta semana, de 8 a 13 de janeiro, é realizada a mobilização de vacinação contra a Covid-19 para o público infantil e para os grupos prioritários, em cinco unidades de saúde.

A campanha iniciou nesta segunda-feira, dia 8, no PSF Nova Alegria, das 8h às 16h. Na terça-feira, dia 9, acontece no PSF Paraíso, também das 8h às 16h. Já na quarta-feira, dia 10, pais e responsáveis poderão levar as crianças e também os grupos prioritários poderão se vacinar na Clínica da Família, das 8h às 20h. Na quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, a vacinação será realizada no Centro Municipal de Imunização, das 8h às 16h. E para fechar a semana, no sábado, dia 13, a vacinação acontecerá no PSF Itapuca, das 8h às 16h.

A imunização será voltada para crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Vale destacar que, para esse público, o imunizante entrou para o calendário de rotina de vacinação infantil. Para o público infantil, a primeira dose deverá ser aplicada a partir dos 6 meses de vida; a segunda dose, um mês após a primeira; e a terceira dose, dois meses após a segunda.

Enquanto, para os grupos prioritários, em 2024, o intervalo mínimo para a aplicação da dose de reforço será de 6 meses para gestantes e puérperas, pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos. Para os demais grupos prioritários, será considerada uma dose anual.

-Iniciamos o ano com a vacinação contra a Covid-19 para o público infantil e grupos prioritários em nossos postos de saúde. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no ato da vacinação. Para a imunização, é necessário levar o cartão de vacinação com registro das doses anteriores (ou certificado on-line). E reforçamos que não é necessário intervalo entre a vacina da Covid-19 e demais vacinas do calendário vacinal - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Vale reforçar que, a partir do dia 13 de janeiro, um novo calendário de vacinação será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Resende.

Confira quais são os grupos prioritários:

-Pessoas com 60 anos ou mais;

-Pessoas que vivem em instituições de longa permanência;

-Gestantes e puérperas;

-Indígenas, quilombolas e ribeirinhos;

-Trabalhadores da saúde;

-Pessoas imunocomprometidas;

-Pessoas com comorbidades;

-Pessoas com deficiência permanente;

-Pessoas privadas de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;

-Profissionais do sistema prisional e pessoas em situação de rua.

Palavras chaves: Vacinação; Covid-19