02/04/2013
Resende inicia cursos do Ministério da Justiça na área de segurança pública
Nesta semana, guardas participam da capacitação para Policiamento Comunitário
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Teve início nesta segunda-feira, dia 1º de abril, um dos cursos de capacitação que serão realizados no município por meio de um convênio entre o Ministério da Justiça e o CISEGCI (Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense), cujo presidente é o prefeito de Resende, José Rechuan.
O primeiro curso, de Capacitação de Guardas Municipais em Policiamento Comunitário e Promoção da Cidadania acontecerá até o próximo dia 12, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Guarda Municipal.
- Este curso iniciado segunda-feira está capacitando 40 guardas para atuarem no Policiamento Comunitário que será implantado na região da Grande Alegria. Para isso, já recebemos uma moto e um automóvel para montarmos esta base, que contará também com um trailer equipado para o atendimento. Esta unidade fará o policiamento em toda a área da Alegria, atuando na prevenção à violência - explicou o superintendente de Ordem Pública, José Antônio dos Santos – Ed Murphy, salientando que os guardas que estão passando por esse curso serão certificados durante um fórum de segurança que será realizado pelo Consórcio com agentes de todas as 13 cidades envolvidas.
Outro curso, de Capacitação para Lideranças Comunitárias, terá início no próximo sábado, dia 06 de abril, na AMCHA (Associação de Moradores do Conjunto Habitacional da Cidade Alegria). Segundo o superintendente, estão sendo oferecidas 20 vagas para capacitar líderes religiosos, diretores de associações de moradores, representantes de escolas e de unidades de saúde, da região da Alegria. As aulas acontecerão todos os sábados, até o dia 27 de abril, das 8h30 às 12h30. As inscrições podem ser feitas na Superintendências de Ordem Pública, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura, e na Secretaria de Relações Comunitárias, localizada na Casa dos Conselhos, na Avenida Gustavo Jardim, 446, no Centro (em frente à residência oficial do General).
- Esta capacitação é fundamental para a formação de um grupo de trabalho que se reunirá bimestralmente para discutir ações de prevenção à violência e elaboração de atas a serem encaminhadas aos órgãos gestores de segurança pública no município - avaliou José Antônio.
O Curso de Capacitação para Gestores Municipais de Segurança e Ordem Pública fechará a programação de cursos destinados a Resende. São seis vagas, destinadas a servidores que atuam em nível de gestão, na área de segurança. Serão formadas duas turmas: a primeira terá aulas nos dias 4, 10, 18 e 25 de maio e 1, 8, 14, 22 e 29 de junho e será encerrada no dia 06 de julho; a segunda terá aulas nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio, 4, 11, 18 e 28 de junho, e será encerrada em 05 de julho. As aulas acontecerão das 8h30 às 17 horas, no Centro Universitário de Barra Mansa.
O Consórcio Intermunicipal de Segurança foi implantado em 2009 através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), visando à implementação de projetos de prevenção à violência e enfrentamento ao crime. Ed Murphy lembra que Resende foi um dos municípios que liderou a criação do consórcio, ao lado de Barra Mansa. No total, o Ministério da Justiça prevê aproximadamente R$ 2,7 milhões de investimentos em ações de segurança para as 13 cidades que compõem o consórcio.
- Só recebem os investimentos previstos os municípios que cumprem as metas estabelecidas pelo Ministério, entre elas a de possuir uma Guarda Municipal e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) implantado. Além desses cursos e dos veículos para a Polícia Comunitária, nós recebemos também móveis e equipamentos para a estrutura física do GGIM, que vem funcionando no gabinete no prefeito José Rechuan, mas em breve terá um local próprio - explicou o superintendente.
Palavras chaves: Segurança