Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)
20/07/2023
RESENDE INAUGURA NOVO GALPÃO DA COOPERATIVA DE CATADORES DE RECICLAGEM
Cerimônia de entrega aconteceu nesta quinta-feira, dia 20, às 7h30 na Morada da Colina
Crédito: Douglas Pacheco
A Prefeitura de Resende inaugurou nesta quinta-feira, dia 20, o novo galpão da Cooperativa de Catadores de Reciclagem de Resende, localizado na Avenida Professor Esteves, na Morada da Colina, ao lado do Estacionamento da Área de Exposições. A cerimônia de entrega aconteceu a partir das 7h30.
O novo espaço foi construído do zero pela administração municipal e recebeu novos vestiários, refeitório e escritório, além de uma nova área para os materiais recolhidos pelos profissionais da reciclagem.
De acordo com a Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar), mensalmente, a ACRR comercializa aproximadamente cinco toneladas de resíduos reciclados, que são coletados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), entregues pelo população ou separado adequadamente em lixeiras de materiais recicláveis.
É importante frisar que para que os catadores possam reutilizar os materiais, eles precisam ser descartados adequadamente. Por isso, os resíduos precisam ser separados de duas formas: recicláveis e não recicláveis. Os não recicláveis continuam sendo coletados pela coleta regular e destinados ao aterro sanitário, e os recicláveis são encaminhados para a Central de Triagem.
Para que possam ser encaminhados à reciclagem, todos devem estar secos, limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximos ao local de armazenamento; os vidros devem ser embalados em papel grosso (como jornal, por exemplo), para evitar acidentes; o óleo utilizado na cozinha deve ser colocado em garrafas plásticas, dentre outras orientações.
- Mais uma inauguração que entregamos à cidade de Resende. Os conceitos de meio ambiente estão cada vez mais inseridos diariamente e devem ser levados muito a sério, principalmente, porque diz respeito ao futuro de todos nós como sociedade. A Prefeitura de Resende oferece suporte e apoio às cooperativas de catadores, por meio de aluguel de caminhão, Equipamento de Proteção Individual para o trabalho diário, além de um local adequado para trabalho. As associações são reconhecidas oficialmente como prestadores de serviços. O valor dos materiais que são coletados e comercializados é revertido para as próprias associações. Muitas famílias tiram o seu sustento mensal das vendas obtidas por meio da reciclagem, por isso, é muito importante e gratificante poder proporcionar melhores condições de trabalho aos moradores - finalizou Wilson Moura, presidente da Amar.
Palavras chaves: Galpão; Cooperativa De Catadores De Reciclagem; Inauguração